Fonte: Grito dos Excluídos do Distrito Federal (grito_excluidos_df@grupos.com.br)

O Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) foi criado em 18 de junho de 1990 visando facilitar a participação da sociedade civil em todo o processo da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Rio-92. Neste processo, por sua estrutura e forma democrática e participativa de trabalhar, o FBOMS se consolidou, firmando-se no seu papel de interlocução com outros atores sociais nacionais e internacionais importantes. Após a Rio-92, os membros do FBOMS decidiram por sua continuidade na perspectiva de consolidação do espaço de articulação existente.

O FBOMS vem participando, por meio da sua coordenação e dos seus Grupos de Trabalho (GTs), do processo legislativo e das discussões sobre projetos de lei. Está presente em um grande número de Conselhos e instâncias de decisão, como a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO), Comissão Nacional de Florestas (CONAFLOR), Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Conselho Nacional de Saúde (CNS), e os membros do FBOMS fazem parte do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

O FBOMS acaba de publicar a Plataforma Socioambiental Brasil 2008, publicação que reúne uma avaliação da conjuntura socioambiental brasileira e internacional, elaborada pelos 15 Grupos de Trabalho do FBOMS, assim como propostas para a sustentabilidade.

Esta publicação foi elaborada ao longo do ano 2007, aos 15 anos que decorreram da Cúpula Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e apresenta possíveis caminhos para a governança global e local, constrói referências legais que poderão diminuir os impactos sobre o meio ambiente e mostra que as ações ligadas à defesa do meio ambiente não se referem somente à proteção dos recursos naturais, mas principalmente à qualidade de vida para todos os seres humanos na Terra. A publicação contou com o apoio da Embaixada da Suíça no Brasil.

Lançamento da Plataforma Socioambiental Brasil 2008

Acontecerá hoje, dia 18 de junho, às 18h30, no Centro Cultural de Brasília, SGAN 601, módulo “B”, Asa Norte, Brasília – DF, o Lançamento da Plataforma Socioambiental Brasil 2008.

O evento contará com a participação da Coordenação do FBOMS, da Senadora Marina Silva e do Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc que estarão na Mesa “Os desafios na construção da sustentabilidade socioambiental no Brasil”. Às 20h00 haverá o lançamento da Plataforma Socioambiental Brasil e às 20h30 encerramento com um coquitel.

Maiores Informações:

Esther – 8406.0696