Fonte: Informações enviadas por Carlos Moreira (carlos.moreira.beto@gmail.com)

O I Fórum de Mídia Livre foi realizado na Escola de Comunicação da UFRJ e no Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha,nos dias 14 e 15 de junho de 2008. O objetivo do encontro foi discutir perspectivas para a democratização dos meios e novas formas de produção de conteúdos para a mídia, com diversidade de temas e linguagens mais criativas. Participaram dos debates jornalistas, professores e representantes de diferentes grupos sociais.

Confira o que aconteceu…

Oficinas do Fórum de Mídia Livre

Na tarde do segundo dia do evento, foram realizadas 20 diferentes oficinas, como as de “Brinquedos óticos e clips em celular”, “Mídia poder e sociedade” e “Som na garganta”. Confira esta matéria que revela a importância e os objetivos dessas atividades.

Novas formas de fazer mídia

O Fórum de Mídia Livre foi uma oportunidade de descobrir, expressar idéias, opiniões e produtos de mídia muito criativos. Conheça algumas dessas iniciativas.

Segundo dia do Fórum de Mídia Livre

No segundo dia do Fórum de Mídia Livre foram discutidos os rumos do movimento.

Matéria Comportamento

O Fórum de Mídia Livre atraiu para o campus da Praia Vermelha da UFRJ diferentes movimentos e segmentos sociais e lideranças políticas diversas. A presença de estudantes, pesquisadores e representantes da CUfa e do MST são exemplos disso.

GT Fazedores de Mídia

O GT Fazedores de Mídia discutiu formas diferenciadas de produção jornalística e apresentou a proposta de criação de um portal de mídia. Bárbara Szaniecki, jornalista da Revista Global, aponta perspectivas para a construção de uma mídia livre.

GT Mídias Colaborativas, Novas Mídias

O GT Mídias Colaborativas, Novas Mídias promoveu um debate sobre o potencial das novas tecnologias na construção da mídia livre. Gustavo Barreto, um dos organizadores do evento, aponta as principais iniciativas necessárias nesse sentido.

GT Democratização da Publicidade

O GT Democratização da Publicidade e dos Espaços na Mídia Pública foi um dos cinco realizados durante o Fórum de Mídia Livre. Confira a matéria completa.

GT Formação para uma Mídia Livre

O GT Formação para uma Mídia Livre discutiu a criação de modos mais diversificados e inventivos de capacitação dos futuros profissionais da área da comunicação. A professora Ivana Bentes, coordenadora do grupo, ressaltou o papel da universidade pública neste processo de formação e educação.

Um panorama dos GTs

Na tarde do primeiro dia do Fórum de Mídia Livre foram realizados cinco diferentes Grupos de Trabalho: democratização da publicidade pública; fazedores de mídia; formação para uma mídia livre e mídias colaborativas. O principal GT foi o Políticas Públicas de fortalecimento da Mídia Livre. Antonio Biondi é o relator desse grupo e destaca a importância das rádios comunitárias nesta entrevista ao TJ.UFRJ.

Mesa de Abertura do Fórum de Mídia Livre

A mesa de abertura do Fórum de Mídia Livre aconteceu na manhã do primeiro dia do evento e foi composta por pesquisadores como Ivana Bentes, Renato Rovai, Gustavo Gindre, Dario Pignotti e Joaquim Palhares. Assista à discussão na íntegra.

Perspectivas para o Fórum de Mídia Livre

Os participantes do Fórum de Mídia Livre pretendem dar continuidade ao projeto, a partir principalmente de novos encontros regionais. Joaquim Palhares, diretor da Agência Carta Maior, defende, inclusive, a criação de um fórum mundial de mídia livre.

Diversos grupos sociais participaram do Fórum

Diferentes grupos sociais participaram do Fórum de Mídia Livre. Patricia Braga é uma das representantes da Central Única de Favelas e concedeu uma entrevista ao TJ.UFRJ

Eventos paralelos ao Fórum

O Fórum de Mídia Livre compreendeu diferentes eventos paralelos às mesas de debate, como oficinas e peças de teatro. Leandro Uchoas, um dos organizadores, aponta algumas dessas ações.

GT Fazedores de Mídia – Matéria completa

Todos os Gts do Fórum de Mídia Livre aconteceram simultaneamente na tarde do primeiro dia do evento. Assista a reportagem completa do grupo Fazedores de Mídia

GTs Políticas Públicas e Formação para uma Mente Livre

Os GTs de Políticas Públicas de Fortalecimento da Mídia aconteceram na tarde do sábado, dia 14. A primeira mesa tratou de assuntos como a TV pública e seus benefícios para a sociedade. O segundo GT apresentou perspectivas para a construção de novos conteúdos e expressões no jornalismo brasileiro.

A equipe TJUFRJ – o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ realizou a cobertura completa do evento, com transmissão ao vivo das palestras e reportagens em vídeo no portal do TJ. Confira a cobertura completa em em www.tj.ufrj.br