Fonte: www.adital.com.br
Começa amanhã, dia 14, e vai até domingo (15), o 1º Fórum de Mídia Livre. O evento acontecerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro e é resultado de uma seqüência de encontros entre acadêmicos, jornalistas, ativistas e estudantes que se mobilizaram para combater um problema central da comunicação social no Brasil: o monopólio da informação exercido pelos grandes meios de comunicação de massa, que concentram concessões e verbas publicitárias governamentais, dificultando o acesso de outros veículos de informação ao espaço midiático.
A mobilização teve início numa reunião em São Paulo, envolvendo 42 pessoas, entre jornalistas, professores e estudantes, no dia 8 de março deste ano. O encontro teve prosseguimento em Porto Alegre, com a presença de 49 pessoas e na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro. Posteriormente, foram realizadas reuniões em outras cidades do país, como Belém (PA), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). Entre as principais questões levantadas, destacaram-se a preocupação em se formar comunicadores-cidadãos, a potencialização das formas de ser, pensar e agir de segmentos economicamente excluídos e novas perspectivas da comunicação, mais plurais e democráticas.
Os organizadores do Fórum terão como objetivo garantir, junto ao poder público, espaço para os veículos da mídia livre nas TVs e rádios públicas e promover a regulação da distribuição das verbas publicitárias no país. Para isso, os participantes vão elaborar documentos que serão enviados para Brasília. No encontro, ainda serão discutidos o avanço da mídia livre por meio de redes digitais e microestruturas improvisadas e autônomas, que vêm permitindo movimentos de resistência às formas culturais que predominam nos veículos da Grande Mídia.
Mesas de debate baseadas em cinco eixos temáticos – Democratização da Publicidade Pública e dos Espaços na Mídia Pública, Políticas Públicas de Fortalecimento da Mídia Livre, Fazedores de Mídia, Formação para Mídia Livre e Mídias Colaborativas/Novas Mídias -, seguidas por oficinas e uma feira de projetos constituirão as formas pelas quais se dará o intercâmbio entre os interessados na formação de novos parâmetros comunicacionais e em transformações efetivas no modo como a informação é mediada no Brasil.
Mais informações no site http://forumdemidialivre.blogspot.com/
Por João Reis, colaborador da Revista Consciência.Net, estudante de jornalismo da UFRJ e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Comunicação da UFRJ.
* partes desse texto foram modificadas para publicação.