Fonte: www.msnoticias.com.br

A Universidade Federal da Grande Dourados, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis realizou, entre os dias 10 a 13 de junho, o II Encontro de Extensão da UFGD e o II Encontro de Bolsistas de Extensão de Mato Grosso do Sul, no anfiteatro de Agronomia unidade II.

A abertura oficial, realizada na tarde do dia 10, reuniu cerca de cem pessoas e contou com a presença do vice-reitor Wedson Desidério Fernandes, da secretária municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Ledi Ferla, do vereador Tenente Pedro e da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Zonir Tetila que assistiram a palestra I: “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares”, com a palestrante Dalva Mirian Coura Aveiro, coordenadora Regional das ITCP’s – UFMS e como mediadora a professora Beatriz dos Santos Landa, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – UEMS.

O Encontro teve um caráter interdisciplinar com vistas a levar ao público os trabalhos realizados em benefício da sociedade, bem como discutir as ações de extensão e o conhecimento acumulado pelas infinitas experiências que podem contribuir com o processo formativo e para a evolução da educação, à luz da integração do saber popular com o saber científico.

Economia Solidária

A Rede de Economia Solidária será tema da oficina 3, realizada na sexta-feira (13) e tem como tema: Economia Solidária – Uma Experiência em Dourados, com a palestrante Maria da Conceição Celestino Barbosa, superintendente municipal de Economia Solidária.

Durante os três dias empreendedores estarão comercializando os produtos da rede no estande em frente a unidade II. De acordo com Ledi Ferla, a comercialização dos produtos serve para aproximar o trabalho realizado pela Rede e os acadêmicos. “Além dos produtos, os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer a moeda da Rede, o Pira Pire”, disse Ledi.

Incubadora Social

A Incubadora Social de Comunidades tem como finalidade o fortalecimento local de comunidades, municípios e cidades, através da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos com uso de tecnologia social gerando o desenvolvimento social, econômico e humano.

O trabalho realizado em comunidades, municípios e cidades tem como objetivo gerar empreendimentos que vão integrar uma determinada cadeia produtiva, criando um ambiente empreendedor que beneficia toda a comunidade em diversos aspectos, principalmente na elevação da qualidade de vida, cidadania e visão de mundo.

Uma vez identificados os interesses da comunidade, é realizado um curso para a formação de empreendedores, o que resulta em idéias para a geração de empreendimentos com tecnologia social. São feitas oficinas de trabalho, empreendimentos sociais, para a prática de conhecimentos, aprendizado e inserção profissional.

A maximização do uso de matéria-prima e a busca pelo aproveitamento de “rejeitos” revelam a constante preocupação da Incubadora com o meio ambiente. Além disso, o acréscimo de valor em produtos e serviços proveniente dessa iniciativa evidencia a criatividade e a inovação introduzidas neste processo.