Fonte: www.adital.com.br

Articular as políticas públicas como forma de garantir efetividade às ações. Foi com esse princípio que foi criada, há oito meses, a Rede de Confecção Estrela de Iracema. A Rede reúne sete cooperativas de Fortaleza, no Ceará, que trabalham com atividades ligadas à confecção: desde costureiras que produzem moda adulta até tecelãs que fabricam, com teares manuais, redes e tapetes de algodão cru. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Segundo Marcos Arcanjo, gerente da Célula de Economia Solidária da SDE, o trabalho articulado pela rede traz benefícios para os empreendimentos que, isolados, eles não conseguiriam. “Promovemos cursos de aperfeiçoamento para as mulheres que trabalham nesses empreendimentos para uniformizar e dar maior qualidade aos produtos. Também oferecemos assistência técnica, linhas para obtenção de capital de giro e maquinário, além da organização de feiras para que as cooperativas possam mostrar seus produtos e alcançar novos mercados”, explica.

Ao todo, são beneficiadas 70 mulheres dos bairros Granja Portugal, Genibaú, Jardim União, Antônio Bezerra, Conjunto Palmeiras II, Parque Santana e Jacarecanga. Para Arcanjo, o trabalho em rede fortalece os laços de cooperativismo e abre espaço, a partir dessa união de forças, para um trabalho coletivo e autônomo.

“Ao invés de apoiar iniciativas de forma pontual e isolada, optou-se por canalizar recursos para promover uma política mais ampla, adequada e articulada, a fim de que o processo tenha mais êxito. Nossa política é fortalecer aquilo que já existe e está dando certo, mas que pode correr o risco de não se manter por falta de apoio. O trabalho conjunto oferece melhores condições de mercado, que é muito competitivo e exigente”, ressalta Arcanjo.

Atualmente, o Conselho Gestor da Rede de Confecção Estrela de Iracema está em fase de consolidação. O conselho é formado por representantes das sete cooperativas e permite um maior controle social das ações do grupo. O próximo passo da rede é receber consultoria em design. A idéia é lançar uma coleção de roupas e artigos de confecção próprios, produzidos pelas cooperativas, com marca e estratégia de marketing específicos para esses produtos.

Além disso, está previsto para o próximo semestre a liberação das primeiras parcelas da linha de capital de giro, num total de R$ 3 mil em recursos por cooperativa. Também, no mesmo período, será iniciada a segunda fase do financiamento para maquinário, permitindo que as cooperativas possam renovar sua estrutura e produzir com maior rapidez e qualidade. Será liberado um total de R$ 30 mil reais para esse fim, a ser distribuído dependendo da necessidade de cada cooperativa.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.