Fonte: Fórum Piauense de Economia Solidária

Depois de meses de mobilização da comunidade São Vicente de Paula em Parnaíba (a 357 km de Teresina) e da cidade de Cajueiro da Praia (a 384 km de Teresina), além da consolidação das parcerias com instituições locais, o CIP Aliança Mandu inaugurou os Bancos Comunitários Semear (Parnaíba) e Caju da Praia (Cajueiro da Praia).

A solenidade de inauguração do projeto em Parnaíba foi realizada no final da tarde de ontem (11) no bairro São Vicente de Paula e em Cajueiro da Praia no começo da noite.

Os Bancos Semear e o Caju da Praia, a partir de segunda-feira (16), vão estar em pleno funcionamento com a implementação das moedas sociais que vão impulsionar a riqueza gerada nas comunidades, pois o “dinheiro alternativo” não tem valor em outras regiões. A intenção do projeto é fomentar a criação de pequenos empreendimentos e estimular o protagonismo juvenil nas comunidades, além de conceder empréstimos para produtores e consumidores locais.

No evento estiveram presentes várias autoridades, inclusive a representante do Banco Cocais da cidade de São João do Arraial, Kellen Barros, o Cocais é o banco comunitário pioneiro do Piauí. A escolha para o nome dos dois bancos litorâneos foi feita através de votação, mobilizando uma parcela significativa das comunidades que foram beneficiadas com a iniciativa do CIP Aliança Mandu.

Os dois bancos piauienses são assessorados pelo Banco Palmas, de Fortaleza(CE), referência nacional em Economia Solidária há 10 anos, e farão parte da rede de 26 bancos comunitários nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Espírito Santo. Até o final do ano este número pode aumentar para 50 bancos comunitários.

Fonte: www.portalaz.com.br