Fonte: Conselho Indígena de Roraima (circom@terra.com.br)

Desde ontem (10/6), até sexta-feira (13), lideranças das comunidades indígenas de Roraima reúnem-se em Assembléia Geral Extraordinária para deliberar sobre estratégias de mobilização referente à terra indígena Raposa Serra do Sol. O evento acontece no Centro de Formação de Surumu, a 230 quilômetros de Boa Vista.

O Conselho Indígena de Roraima pretende reunir 400 líderes comunitários, a maioria tuxauas e conselheiros regionais. Na pauta da assembléia consta informe geral sobre a Raposa Serra do Sol; informe das ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal, relatório de violência sofrida pelos indígenas; situação da saúde e da educação; desenvolvimento sustentável e estratégias de mobilização.

Nos dois primeiros dias, a assembléia terá caráter reservado, oportunidade que os indígenas terão para debater internamente (sem a presença de convidados, autoridade e da imprensa) sobre os principais desafios enfrentados pelos povos da Raposa Serra do Sol.

Os dias 12 e 13 de junho serão dedicados ao debate com autoridades e convidados e será aberto à imprensa. Para o dia 13 foram convidados a OAB Nacional e Estadual, Ministério Público Estadual, 6ª Câmara do Ministério Público Federal e o antropólogo Paulo Santilli.

O último dia da assembléia extraordinária tem como tema os crimes ambientais, desintrusão, violência contra os povos e julgamento de ações no STF. Para este dia foram convidados os Ministros da Justiça, Meio Ambiente e Defesa, além do Exército Brasileiro, Comitê Gestor da Civil, Funai, Ibama e Incra.

O CIR vai elaborar um documento com posicionamentos e reivindicações das comunidades que, ao final da assembléia, será entregue às autoridades do poder público.

Conselho Indígena de Roraima