Fonte: Vermelho (www.vermelho.org.br)

Cerca de mil trabalhadores de 15 estados brasileiros entregaram nesta terça (3), na Câmara dos Deputados, pacotes contendo mais de 1,5 milhão de assinaturas a favor da proposta de redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40. Com o plenário principal lotado pelas lideranças do movimento, o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) transformou a sessão plenária em Comissão Geral para debater o tema.

Num ato histórico, dirigentes das principais centrais sindicais do país (CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central, UGT, CGTB), especialista no assunto, representações patronais e parlamentares defenderam suas posições.

Uma das principais vozes contrária à proposta, o professor de relações de trabalho da Universidade de São Paulo (USP) José Pastore falou sobre tipos de metodologias para identificar quais são as jornadas em questão. Ele lembrou que entre uma série de profissões, cerca de 25 possuem jornadas especiais e jornadas menores, o que precisa ser levado em conta.