Fonte: www.mda.gov.br

Bolsas feitas com palha de milho, artesanato para casa, hortaliças e produtos agroecológicos, ervas medicinais transformadas em pomadas, xaropes e tintura, além de comidas e bebidas típicas pernambucanas. Tais produtos são uma pequena mostra do que o público encontrará na 1ª Feira da Economia Feminista e Solidária de Pernambuco, realizada entre os dias 5 a 8 de junho, na Estação Central do Metrô.

Toda a produção é resultado do trabalho de mulheres assentadas da reforma agrária e de integrantes de grupos produtivos de mulheres rurais e urbanas. A Feira do Recife é o primeiro de nove outros eventos que serão realizados em vários estados brasileiros e faz parte do Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais, lançado pelo Governo Federal em março deste ano. O programa prevê, ao todo, o investimento de R$ 3 milhões para a realização de feiras até 2011. Rio Grande do Norte e Pará são os próximos estados a receber eventos como o de Pernambuco.

O encontro foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre) e da Delegacia Federal do MDA/PE, pelo Governo do Estado de Pernambuco (através da Secretaria Especial da Mulher), e pela Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria da Mulher. O evento tem, ainda, a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, dos movimentos sociais e das redes de produtoras rurais e urbanas.

A abertura contou com a participação da assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Andrea Butto, e da secretária especial da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque.

Produção de mulheres

Participarão do evento cerca de 150 mulheres agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, quilombolas e urbanas. Para ela, foram preparados 63 estandes. O encontro visa criar um espaço de divulgação e comercialização dos produtos feitos por esses grupos de mulheres e, assim, propiciar mais visibilidade às suas atividades econômicas.

A Feira é voltada para o debate, divulgação e formação das temáticas da economia feminista e solidária e das políticas públicas direcionadas à organização produtiva de mulheres rurais e urbanas. Objetiva, ainda, o intercâmbio entre as produtoras e os técnicos(as) da área. O encontro prevê o debate sobre o fortalecimento e consolidação de grupos e redes de mulheres produtoras urbanas e rurais a partir da troca de conhecimentos sobre os temas: crédito, assistência técnica, agregação de valor, comercialização, certificação participativa da produção, associativismo e cooperativismo.

A agenda contará, também, com a realização de dois seminários: um sobre economia feminista e solidária e outro sobre programas e políticas governamentais para fortalecimento da organização produtiva das mulheres.

Serviço

O quê: 1ª Feira da Economia Feminista e Solidária de Pernambuco

Abertura: quinta-feira (5/6), a partir das 15h30

Data: 5 a 8 de junho

Local: Estação Central do Metrô do Recife, Centro

Assessoria de Comunicação Incra/MDA Regina Guerra: (81) 3426.1217 / 9953.8212 Jucimeire Costa (61) 9333.8906