Fonte: www.adital.com.br

Há oito anos operando no mercado de microcrédito de Santa Catarina, o Banco de Crédito Popular de Itajaí (Bancri) vem fortalecendo a economia da região, que abrange 11 municípios no litoral norte catarinense. Hoje, o banco tem 1.100 clientes e ajuda a gerar e manter cerca de 40 mil postos de trabalho, oferecendo oportunidades a pessoas excluídas do sistema financeiro tradicional.

A artesã Maria Rose Pereira, uma das primeiras clientes da linha de microcrédito do Bancri, aproveitou essa chance e incrementou seu pequeno negócio. Atuando há 15 anos no ramo do artesanato com material feito com aplicações à máquina, a artesã vende seus produtos em casa, além de expor no mercado público, na loja da Associação dos Artesãos de Itajaí.

“Antes do empréstimo do Bancri, eu não tinha capital de giro para a compra de matéria-prima. Agora ficou bem mais fácil”, afirma a artesã. Segundo Maria Rose, o período de maior venda é no final do ano. Além disso, ela lembra que a Festa da Marejada, a maior festa portuguesa e de pescado do Brasil, também é um bom momento para vendas.

Outro artesão que fortaleceu seu negócio foi Manoel Castro, que trabalha com porcelana há dez anos. Ele disse estar muito satisfeito com os empréstimos tomados do Bancri: “Vale ouro. O Bancri facilita muito, pois os juros são bem baixos”. Como não tem um lugar fixo onde expor seus produtos, ele costuma ir ao camelódromo no Centro de Itajaí ou então às praças com feira de artesanato para oferecer seu trabalho.

De acordo com o gerente Carlos Castilho, a inadimplência dos clientes situa-se na faixa de 4%. Para Castilho, nos últimos três anos houve uma certa estagnação na procura de crédito do Bancri pelos empreendedores, pois está ocorrendo um aumento de oferta de crédito geral. No entanto, o gerente se orgulha da evolução da entidade. “Começamos do ‘zero’ e hoje temos ativos de R$ 6 milhões e reserva social de R$ 4,5 milhões”.

Por se situar em região litorânea, Castilho afirma que a maior procura de crédito ocorre de abril até novembro, pelo fato de que o turismo no verão reforça a economia dos municípios. O gerente detecta algumas carências nas iniciativas empreendedoras que são acolhidas pelo banco. “Falta de formação, pois 85% dos nossos clientes têm apenas o primeiro grau. Há falta de capacidade para gerir, além da falta de capitalização, fazendo com que qualquer problema tenha impacto direto no negócio”, ressalta.

O Bancri é fruto de uma ação governamental implementada em 15 de março de 2000 pelo então governador de Santa Catarina, Espiridião Amim. Por meio do Banco de Fomento de Santa Catarina (Badesc), incentivou-se a criação de 15 ONGs regionais – hoje são 20 – destinadas a operar com microcrédito.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.