Fonte: www.adital.com.br
Entre os dias 28 e 31 de maio, uma caravana vai percorrer nove municípios do interior do Ceará com o objetivo de inaugurar dez bancos comunitários. A iniciativa é uma parceria do Instituto Palmas e do Governo do Estado do Ceará. O projeto teve início em janeiro de 2008 e conta com o apoio do Banco Popular do Brasil e com recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop).
Os bancos comunitários vão garantir serviços financeiros à população do Ceará, numa perspectiva de geração de trabalho e renda de acordo com os princípios da Economia Solidária. Além disso, a caravana pretende ampliar as parcerias para apoiar os (as) trabalhadores (as) beneficiados(as) pelos bancos comunitários no que diz respeito à capacitação profissional, melhoria tecnológica da produção e estratégias de comercialização de seus produtos.
O projeto se propõe a mostrar a exclusão dos serviços financeiros em que se encontra a maioria da população cearense, principalmente as que moram em pequenos municípios e distritos do Estado, além de ressaltar o potencial dos bancos comunitários enquanto uma resposta a essa exclusão. Os municípios beneficiados são: Palhano, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Madalena, Ibaretama (com dois bancos), Ocara, Choro, Caridade e Itarema.
Podem participar da caravana técnicos do poder público, representantes de instituições de ensino e estudantes interessados na temática, ONGs, profissionais da imprensa e outras instituições que trabalham com geração de renda e economia solidária.
O Banco Palmas é uma prática de socioeconomia solidária da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, um bairro popular, com 32 mil moradores, situado na periferia de Fortaleza – Ce. Há dez anos, o banco iniciou um modelo que conta com uma linha de microcrédito alternativo para produtores e consumidores, instrumentos de consumo local e alternativas de comercialização, gerando emprego e renda.
Mais informações pelo correio eletrônico bancopalmas@uol.com.br ou pelo telefone (85) 3250-8279.