Fonte: Fórum Catarinense de Economia Solidária (forumces@yahoogrupos.com.br)

Acontece hoje, dia 14 de maio, entre 12h e 13h30, o Encontro de Trocas Solidárias. O evento é promovido pelo Projeto Ágora – Feira Eco-Solidária na UFSC e Compras Coletivas, Grupo de estudos e práticas de PROUT, Núcleo de Estudos e Práticas em Socioeconomia Solidária da UFSC (NESOL) e o Projeto Brasil Local – Desenvolvimento e Economia Solidária (SENAES/MTE e FUBRA/UNB). As trocas serão diretas, isto é, não será utilizado moeda social. Poderão ser trocados bens acumulados, bens produzidos, serviços e saberes. O encontro acontecerá em Florianópolis, na praça em frente à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina.

Saiba mais e pratique!

O que é um Encontro de Trocas Solidárias?

É uma OPORTUNIDADE de substituir a competição e a ganância pela cooperação e solidariedade, através das trocas de bens, serviços e saberes, sem o uso da moeda (troca direta) ou com o uso da moeda social, resgatando a forma de intercâmbio mais comum e antiga do mundo: o ESCAMBO. Além de ser uma prática de consumo sustentável. Não se utiliza dinheiro formal, mas sim a troca direta ou com a moeda social.

O que Pode ser Trocado?

Bens acumulados : aqueles itens em bom estado de conservação e limpos que estão sem utilidade pra você, mas que podem servir pra outra pessoa. Ao trazer para as trocas você faz a energia circular e contribui para a redução da produção, o que auxilia grandemente nos cuidados para com nosso querido planeta. Ex: roupas,utensílios domésticos, calçados, livros, cd’s, dvd’s, vinil, revistas, artesanatos, móveis, bijouterias, sapatos, ferramentas, etc.

Bens produzidos : alguns exemplos: mudas, sucos, bolos, geléias, granola, queijos, grãos, biscoitos, tortas, pães, verduras e hortaliças, artesanatos, perfumes, roupas, panos decorativos, luminárias, papel reciclado, instrumentos, etc

Saberes e Serviços : massagens, fotografia, reparos diversos, eletricista, costuras, jardinagem, hospedagem, carpintaria, aulas de música, percussão, yôga, dança, consultorias, assessorias, reiki, massagem, serviços odontológicos, de costura, etc.

O que é uma Feira EcoSolidária e “Compras Coletivas”?

É um espaço pedagógico e de convivência, conectado às redes que estão a construir uma economia solidária e democrática. Fica na UFSC, aberta à comunidade, comercializando produtos e alimentos localmente produzidos, saudáveis, de alta qualidade, processados de forma ambiental e socialmente responsável e a um preço justo. As compras coletivas acontecem mensalmente e está aberta a participarem todas pessoas interessados em adquirir produtos orgânicos e produzidos de maneira justa.

Você encontrará uma variedade de produtos da agricultura familiar, orgânica e agroecológica, como:

Verduras, legumes e frutas

Queijos, leite, manteiga

Geleias e doces de frutas

Mel, propólis

Produtos integrais, Alimentação Sutil

Doces e salgados

CDs e livros, roupas

Colares com sementes

Artesanato e tecelagem manual