Fonte: Hermenegilda (hermenegilda@netvga.com.br)

Aconteceu entre os dias 07e 11 de maio, o XV Salão de Maio – Feira de Artesanato e Arte Popular. O encontro acorreu na Praça do ET, Centro da cidade de Varginha, Minas Gerais. A Feira é tradicional no município, promovida pela Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha – ASSOART, pioneira no ramo do artesanato na cidade. A Associação completa esse ano 22 anos, na divulgação do artesanato e da arte regional, integrando o/a artesã/o e o/a artista popular ao mercado de trabalho, através da arte e da cultura, gerando e aumentando a renda familiar.

Emprendimentos do Fórum Municipal de Economia Solidária também participaram da Feira. De acordo com Hermenegilda de Carvalho Medis, Presidente da ASSOART e uma das coordenadora do evento, o Fórum Municipal é um espaço de articulação supra partidário, democrático e sem nenhuma distinção, onde se reúnem todas/os as/os integrantes e representantes do “Movimento da Economia Solidária”, afim de se discutir, debater e buscar alternativas em apoio ao setor. Instância máxima no município, de interlocução do setor com Governos e Instituições diversas, visando fomentar a Economia Solidária no âmbito do Município de Varginha.

O evento recebeu artesão convidados de municípios de Minas Gerais e ES:

Andradas (MG): artigos em couro, como bolsas, sandálias e tapetes

Lavras(MG): bijouterias e bonecas em cabaças;

Anchieta (ES): flores de escamas, topiarias, enfeites de conchas;

Betim(MG): bolas e tapetes de cizal, arraiolo e painéis;

São Lourenço (MG): travesseiros de ervas, mel e derivados;

Carmo do Rio Claro(MG): tecelagem, tapetes, bordados, doces cristalizados e em caldas;

Varginha (MG): artesanato em bucha vegetal, cabaças, pesos de portas, brinquedos pedagógicos, pintura em tecidos, caixas utilitárias, quadros e mandalas de sementes, biscuit, tricot, crochet, flores e arranjos em meia de seda, bolsas, bonecas e enfeites diversos.