Fonte: Maira Rocha (mairarocha75@yahoo.com.br)

Convidamos a todos para participar do VI Encontro Internacional de Economia Solidária do NESOL-USP. O evento ocorrerá nos dias 25, 26, 27 de julho de 2008 com espaço vespertino para a exposição e debate de trabalhos em Economia Solidária, nos dias 26 e 27. A comissão organizadora do VI Encontro já está recebendo artigos para serem submetidos à avaliação de nosso Comitê Científico. Para submissão, o interessado deverá enviar o artigo (veja formatação em regras de submissão e faça download do modelo) para o endereço eletrônico: nesol_usp-vieies@yahoo.com.br impreterivelmente até o dia 11/05/2008.

O NESOL divulgará a listagem dos artigos aprovados no site (http://www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol) até o dia 16/06/2008. Para a publicação dos artigos aprovados nos anais do VI Encontro e apresentação nos Grupos de Trabalho, será necessário realizar depósito bancário no valor de R$ 75,00 [1] na conta a ser indicada pela comissão organizadora até o dia 30/06/2008. A inscrição definitiva do trabalho somente será efetivada com o recebimento do comprovante do depósito efetuado no prazo indicado.

Regras de Submissão

Somente serão avaliados artigos (com no máximo três autores), apresentados dentro do prazo estabelecido, no formato determinado pelo NESOL (veja orientações a seguir), que tenham relevância para a Economia Solidária apresentado em uma das áreas temáticas listadas abaixo. Cada autor poderá enviar no máximo até três artigos. A taxa de inscrição é referente a cada artigo aceito e dará direito a apenas um kit NESOL. Trabalhos que não cumprirem as orientações estabelecidas (prazo ou formato) serão automaticamente desclassificados. Os artigos completos serão avaliados por um comitê cientifico à luz dos seguintes critérios: relevância, clareza, originalidade, qualidade técnico-cientifica, resultados e contribuição para a área temática.

Áreas temáticas

A Economia Solidária é uma forma de organização dos diversos espaços da vida sob uma lógica diferente da vigente. Parte de princípios de cooperação, democracia, relação responsável com o meio ambiente, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros. Definimos as áreas temáticas para os Grupos de Trabalho a partir dessas questões.

1 – Educação, Política e Economia Solidária O desenvolvimento da Economia Solidária pressupõe uma mudança de valores em que a educação tem papel central no questionamento destes, bem como, o de propulsora do processo de transformação social decorrente. Não menos importante é também o papel de estímulo à formação, organização e atuação política dos atores envolvidos neste processo.

2 – Princípios da Economia Solidária Pressupõem mudanças de valores, quebra de paradigma, norteando ações coletivas que fortaleçam os laços afetivos, sociais, culturais, políticos entre as pessoas em direção à constituição de alternativas de geração de trabalho e renda e re-organização da produção – que garantam o direito à vida dos seus aspectos mais simples (moradia, educação, saúde), aos mais elaborados – que promovam a constituição de relações sociais fundadas na solidariedade e autogestão a partir da experimentação de práxis que apontem para sustentabilidade do planeta.

3 – Organização do Trabalho Aborda questões como gestão, relações de poder, saúde do trabalhador, autonomia, relação entre trabalho e tecnologia numa perspectiva de análise das mudanças organizacionais, sociais, econômicas e políticas no ambiente autogestionário.

4 – Tecnologia e Sustentabilidade Nessa área temática temos como questão central a reflexão sobre as bases e modelos cognitivos sobre os quais os atores da economia solidária devem estabelecer, entre si e em si mesmos, suas relações sócio-produtivas. Analisa-se assim, as demandas tecno-cientificas requeridas na busca por relações sociais cada vez mais sustentáveis – fortalecendo a justiça e equidade social, a autogestão e solidariedade e a prudência ecológica.

5 – Desenvolvimento social e políticas públicas O tema estabelece o debate acerca do papel que a Economia Solidária cumpre, ou pode cumprir, na organização de padrões de desenvolvimento socialmente mais inclusivos e justos. Nesse sentido, devem ser analisadas não apenas as questões referentes às relações sociais e econômicas desenvolvidas a partir da prática da Economia Solidária em um determinado espaço geográfico (comunidade, município, estado, país) mas também de que maneira o Estado as influencia, incluindo aí não apenas as políticas públicas voltadas diretamente para o setor, mas também outras políticas que são função do Estado e que determinam limites ou potenciais para a gestação de uma nova economia.

Os trabalhos devem ser submetidos no seguinte formato:

a) Todos os trabalhos deverão ser entregues utilizando-se do arquivo Modelo NESOL disponível na URL: (http://www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol)

b) Editor de texto: Word for Windows versão 6.0 ou superior, ou em formato RTF;

c) Formato do papel: A4;

d) Fonte: Arial;

e) Espaçamento entre linhas: 1,5 para corpo de texto e titulo das sessões; simples para os demais elementos;

f) Alinhamento dos parágrafos: justificado;

g) Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;

h) O artigo deverá ter entre 10 a 20 páginas (incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas) e 500 Kb de tamanho de arquivo (após compressão).

Na primeira página do trabalho deverá constar: 1ª linha:Título do trabalho (em negrito, tamanho 14, letras maiúsculas, posição centralizada); 2ª linha: Área temática (em negrito, tamanho 12, posição centralizada); 3ª a 5ª linha: nome(s) do(s) autor(es), instituição, email; (tamanho 10, máximo três autores, posição centralizada); 7ª linha: Resumo (de 100 a 150 palavras, tamanho 12, fonte em itálico, posição justificada); Na segunda linha abaixo do resumo: Palavras-chave (de 3 até 5 palavras, tamanho 12, fonte em itálico, posição justificada); Na terceira linha abaixo de Palavras-chave: Primeiro Título de sessão

Informações complementares

a) Títulos das sessões: posicionados à esquerda, em negrito, tamanho 12, numerados com algarismos arábicos;

b) Corpo do texto: tamanho 12;

c) Todas as notas deverão ser exibidas no final do texto;

d) As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023;

e) Sugestão para estrutura do artigo: Introdução, Problema de Pesquisa e Objetivo, Revisão Teórica, Metodologia, Análise dos Resultados, Conclusão, Bibliografia;

f) Os artigos aceitos para o evento terão seus resumos publicados nos anais de resumos e seu texto completo em CD ROM.

Certificado

Será conferido certificado de participação a todos os inscritos. Autores de trabalhos aceitos receberão certificados de autoria, desde que formalizarem suas inscrições no evento e apresentem o trabalho. Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, enviar mensagem para nesol_usp-vieies@yahoo.com.br