Fonte: www2.uol.com.br

Os gabinetes do senador Sibá Machado (PT) e do deputado Taumaturgo Lima (PT) e o município de Rio Branco promoveram o Encontro de Cooperativas do Acre. O evento foi realizado no auditório da escola Campos Pereira e reuniu os representantes de todos os setores da Economia Solidária do Estado.

A assessora do senador, Juliana Miranda, explicou que o objetivo do Encontro foi construir um debate no Estado envolvendo as experiências que foram implantadas com êxito alguns países do mundo, colocando em foco a história e a formação econômica da Itália, que possui um contexto consolidado nesse sentido.

“Esse país possui uma história de resistência aos entraves econômicos. A falta de ajuda do Estado para as comunidades mais carentes fez com que se criasse lá um sistema de cooperativa que unisse o crédito, a educação e a produção”, ressaltou. Segundo ela, a proposta do debate surgiu a partir da visita feita pelos parlamentares a esse setor da economia solidária, onde ficaram conhecendo as experiências que podem estimular o trabalho no Acre.

“Eles combinaram de trazer essa experiência para um debate no Acre. Sendo assim, juntamos todos os sistemas ligados ao setor para saber o que cada um está pensando e mostrar o que está sendo feito”, acrescentou. No período da tarde, foram apresentadas as propostas que combinam e que podem ser inserid