Fonte: www.artesaors.com.br

Em junho de 1991, o Sindicato dos Artesãos do Estado do Rio Grande do Sul, organizou a 1ª Feira Nacional de Artesanato. Naquele momento a Feira serviu para garantir a sustentabilidade daqueles artesãos e artesãs que estavam em Porto alegre participando do I Congresso Nacional de Trabalhadores Artesãos (I CONTRARTE). Em 1992 o evento passou a se chamar 2ª Feira Nacional e Latino-americana de Artesanato.

Somente a partir da 3ª edição ganha um nome definitivo: Feira Latino-Americana de Artesanato. Tornou-se também evento oficial de Porto Alegre, garantido pela Lei nº 7322 de setembro de 1993.

Divulgar a forma de produção artesanal, promover a discussão sobre questões atinentes ao artesanato na região e oferecer aos visitantes oportunidades para admirar e adquirir obras artesanais de qualidade são os principais objetivos do evento, que em 2008, na sua 18ª edição, continuam vivos, tornando-a singular e importante para toda a América Latina.

O encontro será realizado na Usina do Gasômetro. Inscrições e informações pelo site www.artesaors.com.br

Participam do encontro, anualmente, aproximadamente 200 artesãos (as). É visitada por um público estimado em 100.000 pessoas.

Texto modificado para publicação no site do FBES. Texto integral em www.artesaors.com.br