Fonte: www.oktiva.com.br

O CEARAH Periferia, através do Programa de Economia Solidária e Gênero e do Fundo de Apoio a Projetos de Auto-Gestão – FAPAG, realizou no dia 09 de abril a entrega de recursos do Fundo para uma rede de associações comunitárias de Fortaleza. Nove associações foram beneficiadas com o valor de R$ 6 mil, que será destinado a atividades produtivas solidárias de grupos de mulheres desempregadas, com renda per capta inferior a meio salário mínimo e que não têm acesso ao sistema financeiro vigente. Entre os grupos existem os que trabalham com confecção, alimentação, serviços e artesanato.

O recurso foi repassado para Associação Sonho Infantil, entidade âncora que compõe a rede. A gestão do projeto será feita conjuntamente pelas associações da rede, com apoio técnico do CEARAH Periferia. O diferencial dessa modalidade de financiamento é que toda decisão quanto à destinação do recurso é feita de forma compartilhada, desde a seleção dos grupos até a realização da análise de viabilidade econômica.

Para Raimundo Nonato Lima, coordenador do Programa de Economia Solidária e Gênero do CEARAH Periferia “os projetos sociais são das comunidades e nada mais justo que elas próprias façam a sua gestão. Entendemos também que dessa forma as comunidades deixam de ser simples beneficiárias para serem gestoras. Vale ressaltar que há muito os movimentos sociais se mobilizam e reivindicam sua participação na gestão dos projetos sociais”.

Fonte: Ass. de Comunicação – 15/04/2008