Fonte: www.adital.com.br

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou no dia 15 de abril, o relatório “Conflitos no Campo Brasil 2007”, que apresenta dados dos conflitos e da violência no meio rural brasileiro. De acordo com o estudo, no ano passado, foram assassinadas 28 pessoas em conflitos pela terra; 11 pessoas a menos que em 2006

A diminuição no número de mortes se deu basicamente no Pará, estado em que ocorreram 5 mortes em 2007, quanto no ano anterior tinham sido 24. No entanto, o relatório destaca que, enquanto houve retração no Pará, no restante do país houve um aumento de 50% no número dos assassinatos.

“Isto mostra que a violência se espraia pelo Brasil, dominando novos espaços”, disse o “Conflitos no Campo Brasil 2007”. As mortes, no ano passado, aconteceram em 14 estados, quando em 2006, foram oito estados. O objetivo da CPT com o relatório é denunciar os conflitos e a violência a que são submetidos os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

O documento, reconhecido como publicação científica pelo Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT), será lançado durante o Acampamento de Lançamento da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, no Estádio Mané Garrincha (Brasília).

O estudo apresentará os números de ameaçados de morte, as de tentativas de assassinato, de expulsões, despejos judiciais, ocupações, e do trabalho escravo. Além disso, será relatada a situação dos conflitos trabalhistas, com destaque para a superexploração e a escravização dos cortadores de cana, diante do avanço da agroenergia, principalmente, do etanol.