Fonte: Daiani Ferrari (daiani@triadecom.com.br)

No mês de maio, entre os dias 28 e 31, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, será sede de um grande movimento de transformação social, o Fórum Mundial da Educação, onde mais de 20 mil pessoas são esperadas. Várias mãos estão envolvidas na realização de um dos maiores eventos mundiais de educação, que fará parte da programação oficial em comemoração aos 150 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Sob o tema “Educação: Economia Solidária e Ética Planetária” vários serão os eixos discutidos nos quatro dias do evento. O Fórum tem como objetivo a elaboração de diretrizes que possam fazer parte de reflexões mundiais, o debate de políticas, planos, programas e projetos educacionais em todos os níveis de ensino, sempre construindo alternativas na busca do pluralismo de idéias, métodos e concepções.

As principais atividades do Fórum, conferências, debates e atividades autogestionadas, serão realizadas no Centro Desportivo Municipal (CDM), que será totalmente adaptado para atender o público. Reuniões periódicas estão sendo realizadas para dar andamento à organização do evento, que está sendo coordenada por uma secretaria executiva local, em conjunto com o Conselho Internacional e o Comitê Organizador do Fórum Mundial de Educação.

Temáticas, palestrantes e convidados, segurança, saúde, alimentação, recepção, locais para hospedagens, transportes e estrutura do local estão sob a responsabilidade da secretaria executiva, que conta com representantes da Prefeitura, através de secretarias municipais, Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (Mobrec), Projeto Esperança-Cooesperança, entre outras entidades. Paralelo às atividades do Fórum, será realizada uma Mostra Mundial de Economia Solidária que está sob a coordenação do Projeto Esperança-Cooesperança, entidade que há mais de 20 anos trabalha sob este eixo.

O Fórum iniciará no dia 28 de maio com uma solenidade no Parque da Medianeira, a partir das 18h. Nos próximos dias a secretaria executiva divulgará como os participantes poderão fazer as inscrições e os valores. A secretaria está localizada no CDM, em uma sala cedida pela Prefeitura. Mais informações sobre o Fórum podem ser obtidas através dos sites www.forummundialeducacao.org e www.santamaria.rs.gov.br.