Fonte: Relato de Nelsa Nespolo (Cooperativa Univens)

A Justa Trama nasceu juridicamente, agora temos nossa forma legal de produção e comercialização. Mas, é muito mais do que isso, está criada a Cooperativa Central Justa Trama, que tem um caracter de cooperativa de segundo grau onde faz parte as cooperativas e associações que produzem coletivamente o algodão agroecológico.

Estamos todos o mais de 700 trabalhadores do Brasil muito felizes por mais essa conquista que exigiu de nós todos muita luta e presistência e não poderáamos de deixar de comunicar neste espaço onde estão nossos companheiros e amigos que choram e vibram conosco, nossos manequins especiais, nossos consumidores, nossos sonhadores e mais aqueles que todos os dias tem um motivo a mais para lutar porque existimos e somos capazes de fazer as mudanças acontecerem aqui e agora.

No meio deste momento não poderia deixar de comentar para que façamos uma grande concentração neste momento, pois não estamos divididos como alguns gostariam, a votação no final tenta tomar uma dimensão que não é real. Não foi a divisão de quem quer mais ou menos a economia solidária, mas creio que alguns pegaram o embalo e o cansaço provocado por tudo o que aconteceu e sobretudo paralelamente durante aqueles dias para fazer o que foi feito no final.

Vamos construindo as boas experiências e conquistas pois essas são as que provam o que somos e se estamos no caminho certo, não percamos nunca a dimensão de onde esta exatamente nosso inimigo pois não estamos tão fortes para achar que esta entre nós, mesmo que muitas práticas as vezes sejam piores do que de nosso real inimigo. Aos poucos conseguiremos entender as forças e oque realmente estava em jogo naquela plenária, e só posso pensar que realmente é uma pena… Mas ao mesmo tempo tenho a certeza de nossa força e que somos muitos que queremos a continuidade da construção que começamos a muito tempo e que não vamos perder o rumo, embazado em tudo o que já construimos.