Fonte: Comissão Organizadora da IV Plenária

A equipe de sistematização da Comissão Organizadora da IV Plenária já está dando início ao trabalho de sistematização do conjunto de propostas aprovadas pela Plenária, para poder finalizar o quanto antes o documento final e repassá-lo a todos os estados e todas/os as/os representantes que estiveram presentes, além de disponibilizá-lo na página internet do FBES. Enquanto isso, é fundamental que os Fóruns Estaduais organizem uma reunião de toda a delegação estadual da plenária, somada aos/às representantes da Coordenação Nacional do FBES no estado que terão a tarefa de, nesta reunião, se debruçar e deliberar sobre os 4 pontos que não foram deliberados na Plenária Nacional, e levar sua posição através dos/as representantes da Coordenação Nacional do seu estado para a VIII Reunião da Coordenação Nacional com ata e lista de presença comprovando a realização desta reunião.

Quanto à realização da VIII Reunião da Coordenação Nacional do FBES

Assim que os estados conseguirem realizar esta consulta ocorrerá a VIII Reunião da Coordenação Nacional, que enfim encerrará o processo desencadeado na VI Reunião em maio de 2006. Esta reunião terá como pauta, pelo menos, os seguintes pontos:

1. Fazer uma avaliação aprofundada da IV Plenária Nacional e de seus resultados, falhas e acertos;

2. Analisar os resultados da plenária e deliberar detalhamentos, onde necessário.

3. Dar início ao planejamento estratégico, a partir dos detalhamentos e orientações deliberados na IV Plenária. A idéia aqui é dar início à construção de um plano de ação nacional, de grande fôlego, com a agenda do FBES para o país. 4. Deliberar sobre os 4 pontos faltantes que estão anexados a esta carta (coordenação executiva, secretaria executiva, coordenação macrorregional e GT de gênero ou de mulheres), a partir das posições dos estados;

5. Proceder à eleição da nova Coordenação Executiva do FBES, já com a nova estrutura.

Construção…

Sabemos que o trabalho é árduo, e que os eventos do final da plenária foram muito duros para todas e todos. Não podemos, entretanto, centrar nossa atenção apenas neste fato, tendo em vista os enormes desafios que nos restam pela frente.

Agora é momento de avaliarmos e aprendermos com a experiência: demos o melhor de nós, e sabemos que cada delegada e delegado também o fez, tudo isso em prol da construção da Economia Solidária.

Sejamos maduras e maduros como o foi a Plenária em todos os instantes: vamos construir a economia solidária, baseadas/os nos valores da solidariedade, respeito e respeitando a diversidade.

Abraços, com carinho,

Comissão Organizadora da IV Plenária Nacional de Economia Solidária