Fonte: Erika Sagae (integrante do Fórum Catarinense de Economia Solidária)

Após 5 dias mergulhados na Plenária Nacional de Economia Solidária, gostaria de fazer um breve relato da participação da nossa delegação nesta IV Plenária e com certeza em breve todos terão acesso ao documento final, que será o norte pra os próximos 3 anos, período definido para a nossa próxima plenária. A delegação de SC composta de 12 delegados e mais a presença do nosso querido Alexandre , que faz parte da Coordenação Executiva , se manteve próxima e coesa, conversando muito e afinando as propostas que trouxemos a partir da nossa Plenária Estadual.

Os trabalhos foram intensos. Iniciamente discutimos que modelo de desenvolvimento queremos e as Bandeiras e eixos . Os quase 300 delegados presentes se dividiram em 25 grupos menores e ai começou o exercício de análise e já afinamento das propostas trazidas de todos os estados . Aconteceram Mini plenárias por eixos e posteriormente uma Plenária maior que aprovou o documento do conjunto de eixos. Então imaginem, poder garantir as contribuições que já vieram do estado, afinar com as realidades dos outros estados e ter um documento que fosse inclusivo, era um exercício de muita reflexão. Mas enfim , conseguimos e com certeza tem muito da nossa realidade aqui de SC contemplada , vocês irão verificar isso no documento final.

Um segundo passo então foi refletir da estrutura e funcionamento do FBES. Foi desfeito aquela divisão inicial dos grupos e refeito em grupos maiores , totalizando 10 grupos , ou seja um numero maior de pessoas por grupo, o que aumenta a diversidade de opiniões.

Bom seguimos em frente. Nesta segunda parte percebemos alguns detalhamentos que não havíamos necessariamente avaliado no estado e tivemos que em alguns momentos nos posicionarmos a partir de uma reflexão do que seria melhor para um todo. Novamente estes documentos sistematizados foram levados pra a apreciação da Plenária e aprovados.

Com certeza temos detalhamentos destes momentos que estaremos repassando na nossa próxima reunião do FCES , onde faremos a nossa avaliação geral.

Mais algumas considerações da nossa participação:

O estado de SC esteve presente na equipe de 5 pessoas que faziam parte da equipe de mística, com a participação da Maria Denis, que espalhou seu cheirinho e deixou sua marca por todo o Brasil, e com a Andréa, que organizou e animou a parte cultural , místicas e trocas.

Fomos uma das poucas delegações que contribui com o lanche coletivo, levando um pouco da cultura açoriana, bijus e cuscuz , do grupo de ES da Palhoça. As pessoas provaram e gostaram.

Nosso tecido feito no tear , símbolo da feira Regional de ES de Floranópolis, que foi confeccionado durante a Feira esteve presente na mesa da coordenação da Plenária, enfeitando e dando cor , o que nos deixou orgulhosos. Ele foi levado pra compor a cesta representativa do estado e acabou também dando cor a mesa da coordenação.

Nossa delegação foi a única na sua grande maioria a levar sua própria caneca, o que demonstra o amadurecimento desta questão ambiental e o cuidado em pequenas ações. Começar a minimizar o impacto que causa a quantidade de plásticos que consumimos diariamente é nossa responsabilidade.

O saldo que avaliamos também é que o nosso Fórum Estadual está num momento de muito amadurecimento , reflexo destes quase 10 anos de caminhada desde a primeira reunião de um grupo que já pensava e fazia ES no estado , até a formação do FBES e seus fóruns estaduais . Sentimos fortemente isto e foi inclusive um momento d e muita emoção do nosso grupo ali presente, pois nos confirmou que o importante é esta convergência de ações e intensões que nosso Fórum Estadual possui, com seus diversos atores, empreendimentos, entidades de apoio e gestores públicos, federais , estaduais e municipais.

Momentos difíceis de decisão da Plenária também aconteceram e com certeza refletirão nos próximos encaminhamentos do FBES, mas vou deixar esta parte para discussão na nossa reunião do FCES , no final de maio.

O que trouxemos de volta na nossa bagagem é a vontade de colocar na prática várias das reflexões que fizemos e que o próximo passo é fazer nosso regimento interno e planejamento estratégico para os próximos 3 anos a partir das decisões desta Plenária, onde buscamos contemplar os diversos setores que fazem parte da nossa realidade .

Bom , acabou ficando um pouco longo, as fotos assim que estiverem disponíveis estaremos repassando.

Agradecemos a confiança que depositaram em nós!

Delegação de SC