Fonte: forumecosolbahia@yahoogrupos.com.br

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária ( SESOL) realiza consultas públicas com o intuito de debater um modelo de gestão da loja solidária a ser implantada no Centro Público Estadual de Economia Solidária que funcionará na rua Álvares Cabral, nº16 no Comércio de Salvador, com inauguração prevista para Março de 2008.

A loja será um espaço educativo do comércio justo e solidário. Nela serão realizadas oficinas, apresentações, exposições, clube de trocas dentre outros eventos que ponham em debate a comercialização na Economia Solidária. Será, portanto, um espaço de aprendizagem, através do qual os empreendimentos experimentarão as técnicas da comercialização solidária.

A terceira reunião, ocorrida no dia 28 de janeiro, teve como pauta os princípios que a loja deve adotar e os critérios para os empreendimentos exporem na mesma. Foram discutidas também algumas questões sobre logística e responsabilidades de cada um interessado. Foram dados ainda alguns informes sobre a rede de alimentação.

Os princípios discutidos e sugeridos na reunião foram:

Transparência na relação entre produtores e consumidores;

Qualidade dos produtos e processos;

Preço justo para o produtor e para o consumidor;

Educação constante dos atores econômicos (produtores e consumidores);

Incentivo a organização dos atores econômicos (redes de produtores e redes de consumidores);

Diversificação de produtos;

Consumo consciente e solidário;

Os princípios da loja devem funcionar como valores que caracterizam a loja não como uma simples loja, mas um espaço generoso de ensino e aprendizagem do comércio justo e solidário. Alguns critérios de acesso à loja foram sugeridos. Estes critérios servirão de base para os empreendimentos interessados em expor na loja solidária. Percebeu-se que os critérios devem avaliar não só os empreendimentos, mas também os produtos, os processos de produção e a capacidade de fornecimento dos empreendimentos para cada produto selecionado para ficar na loja.

Critérios relativos ao empreendimento:

1.Atender aos critérios do mapeamento da SENAES;

2.Empreendimentos de economia solidária mapeados pela SENAES;

3.Empreendimento reconhecido e atuante no Fórum Baiano de Economia Solidária;

4.Empreendimento atuante em Fóruns regionais de Economia Solidária;

5.Empreendimentos inseridos em redes;

6. Organizações da agricultura familiar;

7.Organizações autogestionários;

8. Organizações populares;

Os empreendimentos que ainda não foram mapeados pela SENAES também podem participar, desde que apresentem as características do mapeamento.

Critérios relacionados ao processo produtivo do empreendimento

1.Uso de insumos e matéria-prima ecologicamente corretos;

2. Uso de matéria-prima oriunda de outros empreendimentos populares e solidários;

3. Predominância de recursos tecnológicos que não agridam ou que causam baixo impacto ao meio ambiente;

4. Constatação de elementos de trabalho decente e não precarização da força de trabalho;

5. Não utilização de trabalho infantil;

6. Valorização dos componentes do empreendimento por meio do estímulo à melhoria da escolarização, realização de eventos de confraternização;

Critérios relativos à análise dos produtos a serem selecionados para compor a loja:

1. Originalidade do produto;

2. Finalidade/utilidade;

3. Produtos orgânicos;

4. Produtos que ocupam pouco espaço na loja e de fácil deslocamento;

5. Produtos enquadrados nas normas de segurança alimentar e sanitária;

6. Produtos enquadrados nas normas de dimensões, peso, volume liquido e informações técnicas ao consumidor;

7. Boa apresentação (integridade, acabamento);

8. Produtos com baixa Perecividade;

9. Produtos que agreguem valor cultural e tecnologia limpa;

10. Produtos de circulação/demanda alta ou média. Serão escolhidos os critérios prioritários, ou seja, aqueles de maior relevância para a composição da loja.

Informes compartilhados na reunião:

Os empreendimentos da rede de alimentação precisam definir uma data para colocar em funcionamento a cantina do prédio da SETRE.

Foi divulgado na reunião o modelo de barracas que a SESOL está adquirindo para as feiras de Economia Solidária. São 100 barracas padronizadas e personalizadas.

Alguns encaminhamentos:

Os grupos irão definir quem vai comercializar os produtos, ou seja, quem serão os vendedores da loja, os quais receberão um treinamento;

Sugere-se que a SESOL realize um grande seminário em Março para divulgar e aprofundar o debate sobre a loja e sobre a comercialização solidária;

A COOPERTANE se informará, junto à SEFAZ, em relação à nota fiscal;

Será definida a quantidade de produtos que cada empreendimento (EES) pode expor. A idéia é que os EES levem para a loja seus principais produtos;

Representações presentes na reunião:

Cooperativa Sonhos Possíveis

COOPAED

BanSol .. EPADE

COOPERTANE

COOFE

Arte e Mão

Associação Santa Luzia

AMAPELE

ANEC

ECOJUS (Bahia)

Associação Pérola Negra

Próxima reunião:

Data: 11/02/2008

Local: SETRE/SESOL (Centro Administrativo), auditório no 4º andar

Pauta: 1) a experiência da Arco Sertão; 2) logística na economia solidária

Dúvidas e confirmação:

(71) 3115-9919 ou 3115-1530