Fonte: forumecosolbahia@yahoogrupos.com.br
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária ( SESOL) realiza consultas públicas com o intuito de debater um modelo de gestão da loja solidária a ser implantada no Centro Público Estadual de Economia Solidária que funcionará na rua Álvares Cabral, nº16 no Comércio de Salvador, com inauguração prevista para Março de 2008.
A loja será um espaço educativo do comércio justo e solidário. Nela serão realizadas oficinas, apresentações, exposições, clube de trocas dentre outros eventos que ponham em debate a comercialização na Economia Solidária. Será, portanto, um espaço de aprendizagem, através do qual os empreendimentos experimentarão as técnicas da comercialização solidária.
A terceira reunião, ocorrida no dia 28 de janeiro, teve como pauta os princípios que a loja deve adotar e os critérios para os empreendimentos exporem na mesma. Foram discutidas também algumas questões sobre logística e responsabilidades de cada um interessado. Foram dados ainda alguns informes sobre a rede de alimentação.
Os princípios discutidos e sugeridos na reunião foram:
Transparência na relação entre produtores e consumidores;
Qualidade dos produtos e processos;
Preço justo para o produtor e para o consumidor;
Educação constante dos atores econômicos (produtores e consumidores);
Incentivo a organização dos atores econômicos (redes de produtores e redes de consumidores);
Diversificação de produtos;
Consumo consciente e solidário;
Os princípios da loja devem funcionar como valores que caracterizam a loja não como uma simples loja, mas um espaço generoso de ensino e aprendizagem do comércio justo e solidário. Alguns critérios de acesso à loja foram sugeridos. Estes critérios servirão de base para os empreendimentos interessados em expor na loja solidária. Percebeu-se que os critérios devem avaliar não só os empreendimentos, mas também os produtos, os processos de produção e a capacidade de fornecimento dos empreendimentos para cada produto selecionado para ficar na loja.
Critérios relativos ao empreendimento:
1.Atender aos critérios do mapeamento da SENAES;
2.Empreendimentos de economia solidária mapeados pela SENAES;
3.Empreendimento reconhecido e atuante no Fórum Baiano de Economia Solidária;
4.Empreendimento atuante em Fóruns regionais de Economia Solidária;
5.Empreendimentos inseridos em redes;
6. Organizações da agricultura familiar;
7.Organizações autogestionários;
8. Organizações populares;
Os empreendimentos que ainda não foram mapeados pela SENAES também podem participar, desde que apresentem as características do mapeamento.
Critérios relacionados ao processo produtivo do empreendimento
1.Uso de insumos e matéria-prima ecologicamente corretos;
2. Uso de matéria-prima oriunda de outros empreendimentos populares e solidários;
3. Predominância de recursos tecnológicos que não agridam ou que causam baixo impacto ao meio ambiente;
4. Constatação de elementos de trabalho decente e não precarização da força de trabalho;
5. Não utilização de trabalho infantil;
6. Valorização dos componentes do empreendimento por meio do estímulo à melhoria da escolarização, realização de eventos de confraternização;
Critérios relativos à análise dos produtos a serem selecionados para compor a loja:
1. Originalidade do produto;
2. Finalidade/utilidade;
3. Produtos orgânicos;
4. Produtos que ocupam pouco espaço na loja e de fácil deslocamento;
5. Produtos enquadrados nas normas de segurança alimentar e sanitária;
6. Produtos enquadrados nas normas de dimensões, peso, volume liquido e informações técnicas ao consumidor;
7. Boa apresentação (integridade, acabamento);
8. Produtos com baixa Perecividade;
9. Produtos que agreguem valor cultural e tecnologia limpa;
10. Produtos de circulação/demanda alta ou média. Serão escolhidos os critérios prioritários, ou seja, aqueles de maior relevância para a composição da loja.
Informes compartilhados na reunião:
Os empreendimentos da rede de alimentação precisam definir uma data para colocar em funcionamento a cantina do prédio da SETRE.
Foi divulgado na reunião o modelo de barracas que a SESOL está adquirindo para as feiras de Economia Solidária. São 100 barracas padronizadas e personalizadas.
Alguns encaminhamentos:
Os grupos irão definir quem vai comercializar os produtos, ou seja, quem serão os vendedores da loja, os quais receberão um treinamento;
Sugere-se que a SESOL realize um grande seminário em Março para divulgar e aprofundar o debate sobre a loja e sobre a comercialização solidária;
A COOPERTANE se informará, junto à SEFAZ, em relação à nota fiscal;
Será definida a quantidade de produtos que cada empreendimento (EES) pode expor. A idéia é que os EES levem para a loja seus principais produtos;
Representações presentes na reunião:
Cooperativa Sonhos Possíveis
COOPAED
BanSol .. EPADE
COOPERTANE
COOFE
Arte e Mão
Associação Santa Luzia
AMAPELE
ANEC
ECOJUS (Bahia)
Associação Pérola Negra
Próxima reunião:
Data: 11/02/2008
Local: SETRE/SESOL (Centro Administrativo), auditório no 4º andar
Pauta: 1) a experiência da Arco Sertão; 2) logística na economia solidária
Dúvidas e confirmação:
(71) 3115-9919 ou 3115-1530