Fonte: rede_agenda21_paulista@yahoogrupos.com.br

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do IBAMA e das Secretarias de Estado do Meio Ambiente – SMA, organiza a III Conferência Nacional do Meio Ambiente. Realizada de 2 em 2 anos, esse modelo de gestão participativa viabiliza o compartilhamento de poder e a co-responsabilidade entre o Estado e a sociedade civil.

Essa edição terá o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais que assola o planeta: as Mudanças Climáticas, tema que ganhou relevância após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

Atualmente, o mundo inteiro se debruça na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global. Em São Paulo, o IBAMA conta com a parceria da SMA, entidades da sociedade civil, governos municipais entre outros. A III CEMA é etapa preparatória à III Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada nos dias 08, 09, 10 e 11 de maio, em Brasília. Nesta ocasião, representantes dos 26 estados e do Distrito Federal estarão reunidos para debater políticas ambientais que forem definidas após todas as conferências estaduais.

No Estado de São Paulo, poderão ser realizadas 23 Conferências Macrorregionais, sendo 1 da Capital e 22 respeitando-se a divisão por Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Baixada Santista e São Paulo já realizaram suas macrorregionais que têm a prerrogativa de eleger delegados conforme o índice populacional oficial. Ao todo, 76 delegados oriundos da sociedade civil (50%), setor empresarial patronal (30%) e setor governamental (20%) serão eleitos entre os dias 14 e 16 de março na plenária estadual que será realizada em Piracicaba.

Lembramos que qualquer cidadão pode participar das etapas preparatórias, cujo objetivo central é, por intermédio da mobilização social, educação e ampliação da participação popular, aprimorar a construção de um espaço de convergência social, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.

Veja no quadro abaixo, as próximas Macrorregionais.

1) Bebedouro 16/02 – UGRHI Baixo Pardo Grande

2) Ourinhos 21/02 – UGRHI Unificadas Alto, Médio, Baixo Paranapanema, Aguapeí

e Peixe

3) Americana – 22 e 23/02 UGRHI Piracicaba, Capivari, Jundiaí

4) São Caetano do Sul 29/02 UGRHI Alto Tietê

5) Votorantin 01/03 UGRHI Sorocaba e Médio Tietê

Por Fernando Papa 21. Fernando é Coordenador de Comunicação da III Conferência Estadual do Meio Ambiente e diretor de operações do Projeto Semente Areiao – fernandopapa@projetosemente.org.br