Fonte: www.mda.gov.br

O “Cooperativismo Solidário na Dinamização Econômica dos Territórios Rurais” é o principal assunto debatido no evento temático que vem sendo realizado em Brasília, na Academia de Tênis, desde a segunda-feira (21) e com encerramento previsto para esta quarta-feira (23). Mais de 70 participantes representam entidades de cooperativismo das cinco regiões do Brasil.

Na abertura do encontro, que integra a etapa preparatória da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (I CNDRSS), compuseram a mesa o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Brasil), José Paulo Crisóstomo Ferreira e a integrante da equipe técnica da Secretaria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Roseli Andrade.

Também fizeram parte da mesa de abertura o diretor de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Vital de Carvalho; o representante da Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Agricultura Familiar e Solidária (Ancosol), Vanderley Ziger; do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Raimundo Filho dos Santos e da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Empreso (Senaes/MTE), Haroldo Mendonça. A representante do Condraf, Roseli Andrade, explicou o que é o Conselho e falou sobre as etapas da I CNDRSS, além da importância do evento temático nesse processo.

Para o representante da Senaes/MTE, Haroldo Mendonça, a I CNDRSS será realizada num momento importante de debate a respeito do novo cooperativismo: o cooperativismo solidário.

O presidente da Unicafes Brasil, José Paulo Crisóstomo, considera de fundamental importância as discussões pertinentes às contribuições que o cooperativismo pode dispensar ao projeto voltado ao “Brasil Rural com Gente”, tema da Conferência Nacional.

A opinião é compartilhada pelo representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Raimundo dos Santos, que afirmou que a I CNDRSS e o evento temático são momentos ideais para a construção de propostas voltadas ao “Brasil Rural que se quer”, também inserido nos temas da Conferência Nacional.

O representante da Ancosol, Vanderley Ziger, finalizou a atividade de abertura do encontro, destacando que a concretização das propostas apresentadas nesta etapa preparatória depende, principalmente, das defesas a serem realizadas nas etapas Estadual e Nacional.