Fonte: www.adital.com.br

A poucos dias do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial, marcado para o próximo 26, já foram apresentadas mais de 430 atividades em 83 países, segundo o sítio do FSM 2008. Para hoje (22), seguindo o ritmo de atividades que antecederão o dia 26, já estão previstas, pelo menos, 20 coletivas de imprensa que serão dadas por diferentes comitês de organização em vários países.

De acordo com as informações do sítio do FSM 2008, até o momento estão agendadas coletivas em países como os EUA, Suíça, Índia, Iraque, Itália, Bélgica, Brasil, México, Cuba, Palestina, Filipinas, Coréia do Sul, Líbano, Espanha, entre outros. Outras organizações ainda devem realizar eventos para apresentar as ações em seus respectivos países.

As atividades já cadastradas no sítio são das mais variadas, contando com manifestações em defesa do meio ambiente, contra a pobreza, em defesa do consumidor, pelos direitos humanos, contra a propriedade privada, a favor do software livre e por aí segue. Debates, protestos, apresentações culturais, marchas, exibição de vídeos, apresentações de teatro e música, conferências. São inúmeras as atividades que podem ser desenvolvidas ao longo desta semana e até sábado.

“As manifestações ocorrem na mesma data em que, na Suíça, na cidade de Davos, as elites neoliberais promovem o Fórum Econômico Mundial. Com isso, no dia 26, o velho mundo, representado pelos produtores de violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e aquecimento global do Fórum Econômico Mundial será confrontado por um outro mundo possível, defendido pelas organizações da sociedade civil componentes do Fórum Social Mundial”, diz a convocatória do FSM.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto para movimentos sociais, redes, ONGs, sindicatos debaterem democraticamente idéias e alternativas, formular propostas, compartilhar experiências e organizar redes efetivas de ação. Essas organizações da sociedade civil se opõem ao neoliberalismo, a um mundo dominado pelo capital e a todas as formas de imperialismo.

Desde 2001, quando foi realizado pela primeira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o FSM é um processo permanente, com etapas realizadas em todos os continentes. Sua última edição global ocorreu em Nairóbi, capital do Quênia. Em 2009, um novo encontro global será realizado, desta vez na cidade de Belém, capital do Pará, que organizou edições do Fórum Social PanAmazônico.

As atividades propostas para o Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro podem ser vistas no sítio www.wsf2008.net

Fonte: FSM 2008