Fonte: Carlos Pereira (carlospereirasl@yahoo.com.br)

Faleceu na madrugada do dia 17, no Rio de Janeiro, vitima de falência múltipla dos órgãos, a Assistente Social e professora aposentada Iêda Cutrim Batista, militante do Movimento Feminista, do Partido dos Trabalhadores e integrante do Grupo de Mulheres da Ilha de São Luis.

Iêda integrou o primeiro Movimento Organizado de Mulheres em São Luis , foi candidata à Assembléia Constituinte pelo PT em 1986 e se destacava como conferencista também pela capacidade de discernimento nos debates, intransigente na defesa da mulher em qualquer circunstancia, Iêda Batista se manifestava contra a violência, o machismo, a discriminação e o preconceito com uma firmeza que escapava à simples teoria.

Foi fundadora do Fórum Estadual de Mulheres Maranhense, participou do Conselho da Condição Feminina de São Luis, do Projeto Mulher e Democracia e ultimamente trabalhava como assessora da deputada Helena Barros Heluy.

Sendo uma pessoa de meio universitário, fincou sua capacidade de luta e de trabalho muito mais nos movimentos sociais, pelo qual será lembrada por seus amigos e suas amigas.