Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Teve início hoje, dia 16, e termina na próxima sexta-feira, dia 18, a Plenária Estadual do Fórum Acreano de Economia Solidária. O evento acontece na cidade de Rio Branco e conta com a participação de Clóvis Vailant, membro da Comissão Organizadora Nacional da IV Plenária Nacional, que contribuirá nos debates. Estarão presentes no encontro os segmentos que compõe o FBES (empreendimentos, gestores públicos e assessorias), além de convidadas/os.

O Fórum Acreano de Economia Solidária realizou no último semestre de 2007, 5 Plenárias Regionais nas quais foram discutidos os eixos da IV Plenária Nacional, a saber: Marco Legal, Formação, Finanças Solidárias e Produção, Comercialização e Consumo. As Plenárias Regionais foram espaços riquíssimos de formação e foram fundamentais para a realização da Plenária Estadual.

Durante os três dias de plenária haverá a escolha das bandeiras prioritárias de cada eixo; elaboração das ações estratégias a serem adotadas para a conquista das mesmas; discussão sobre a estrutura e funcionamento do FBES e a escolha das/os representantes do Fórum Acreano para a IV Plenária Nacional de Economia Solidária.

A IV Plenária Nacional de Economia Solidária acontecerá no final do mês de março (data ainda a ser confirmada), na cidade de Brasília, e contará com a participação de representantes dos 27 Fóruns Estaduais e Distrital de Economia Solidária.

O processo de preparação rumo à IV Plenária Nacional iniciou-se em 2006 com a realização de debates em reuniões dos Fóruns Estaduais e, no início de 2007 (janeiro e fevereiro), com a realização de Encontros Regionais nas 5 macrorregiões do país, chamados de Encontros Regionais de Reestruturação. Esta fase intitulou-se FBES: Por um novo modelo de organização da Economia Solidária.

Depois da realização destes Encontros Regionais, ocorreu a segunda fase, que consistiu na sistematização dos resultados e no lançamento da IV Plenária durante a VII Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em maio de 2007.

A terceira fase foi marcada pela “Caravana Rumo à IV Plenária Nacional de ES”: foram 5 Seminários Regionais com a participação dos/das representantes da Coordenação Nacional do FBES (em torno de 3 por estado) e da pessoa ponte, que é responsável pela comunicação entre a Comissão Organizadora Nacional da Plenária e a Comissão Organizadora Estadual. Estes seminários, de 8 de agosto até 9 de setembro de 2007, foram momentos de estudo e aprofundamento para preparar os/as representantes estaduais em seu papel de mobilização e orientações nos debates dentro do estado.

A quarta, e atual fase, consiste na realização das atividades preparatórias às Plenárias Estaduais e na realização das Plenárias Estaduais, que culminarão na IV Plenária Nacional de Economia Solidária em março de 2008.