Fonte: www.adital.com.br

Trabalhadores/as de grupos produtivos de diversos setores de todo o o estado do Ceará, juntamente com a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalhador (IDT), discutiram na tarde desta quarta-feira (5), a criação de uma Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária no Ceará. As discussões fazem parte das atividades da V Feira Estadual de Socioeconomia Solidária, Agricultura Familiar e Reforma Agrária, aberta hoje, em Fortaleza.

Segundo a organização do evento, a Lei Estadual terá como base as políticas já estabelecidas em outros estados brasileiros tais como Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco. As leis de referência têm como diretrizes principais a promoção da Economia Popular Solidária e o desenvolvimento de grupos autogestionários em atividades econômicas autosustentáveis. Entre os objetivos principais estão a geração de emprego e renda e a consolidação de grupos produtivos baseados nos valores da Economia Solidária.

As atividades da Feira foram abertas durante o período da manhã com a acolhida aos participantes vindos do interior e da capital do Estado e a realização de um seminário em que foram apresentados alguns dos resultados do processo de mapeamento de empreendimentos da Economia Solidária, implementado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) em todo o Brasil.

A mesa de abertura do evento contou com a presença dos representantes das principais instituições de apoio e fomento à Economia Solidária no Estado, tais como a Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, a Universidade Federal do Ceará (UFC), o (IDT), entre outras. A Senaes esteve representada pelo seu Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação, Roberto Marinho, que apresentou ao público alguns resultados já alcançados na Economia Solidária do Brasil e mostrou os desafios que ainda devem ser transpostos para o exercício pleno deste tipo de atividade em todo o país.

Segundo informou a organização do evento, os relatórios sobre as discussões realizadas nesta quarta-feira serão divulgados amanhã (6), data da abertura oficial da V Feira Estadual de Socioeconomia Solidária, Agricultura Familiar e Reforma Agrária, mais conhecida como Feirão de Socioeconomia Solidária, por reunir grupos produtivos de diferentes setores da economia popular. O evento será aberto às 16h, com a apresentação de grupos culturais no Parque das Crianças, no Centro de Fortaleza.