Fonte: Marcia BianchiCosta (marcia.b.costa@gmail.com)

Aconteceu na última quinta feira, dia 29 de novembro, nas dependências da UNITRABALHO, na UEM, importante evento, com a participação de gestores públicos, entidades de apoio e empreendimentos de Economia Solidária de diversos municípios da região norte do Paraná, com representantes de Maringá, Sarandi, Mandaguaçu, Cidade Gaúcha, dentre eles o Prefeito Municipal de Paiçandu, Dr. Moacyr José de Oliveira.

A Economia Solidária promove a mobilização de empreendimentos solidários, compreendendo uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas populares, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário, constituindo-se numa resposta da sociedade civil à crise das relações de trabalho e ao aumento da exclusão social. No Paraná temos o Programa Estadual de Economia Solidária que visa promover o desenvolvimento local sustentável, estimulando e apoiando a ampliação da oferta de oportunidades de trabalho e renda, mediante o fortalecimento da organização empreendedora associativa, cooperada e autogerida e outras iniciativas de natureza solidária e emancipatória, promotoras de inclusão social.

A 3.ª Feira Estadual de Economia Solidária acontecerá nos dias 14 a 16 de dezembro, na praça do verbo divino, no centro da cidade de São José dos Pinhais-PR.

Representantes da Economia Solidária de Paiçandu, Sarandi, Mandaguaçu, Maringá, em fase final da organização para a 3.ª Feira Estadual de Economia Solidária no Paraná.