Fonte: Alexandre Tkotz (alexandretkotz@yahoo.com.br)

Nesse último final de semana, entre os dias 23 a 25, ocorreu na cidade de Curitibanos, Santa Catarina, a I Plenária Estadual de Economia Solidária rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária, agendada para março de 2008. Os pontos de destaque do encontro foram a discussão sobre o eixo agregador “Economia Solidária e Desenvolvimento” e Marco Legal.

Segundo Alexandre Tkotz, representante do Fórum Catarinense na Coordenação Executiva do FBES “A Plenária foi valiosa quanto ao preparo, tod@s saíram fortalecidos e animados. Em especial os 12 delegados e respectivos suplentes, com a responsabilidade de representar o Fórum de Santa Catarina na Plenária Nacional de Economia Solidária”.

Outras informações

Santa Catarina realizou nos dias 23, 24 e 25 de novembro a I Plenária Estadual de Economia Solidária, antecedido no dia 23, pelo Seminário de Divulgação do Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária de SC. Os dois eventos foram realizados na cidade de Curitibanos.

No Seminário de Divulgação do Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária de SC, estiveram presentes: o Sr. Roberto Alves Marinho, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e Coordenador Nacional do Sistema de Informações de Economia Solidária e 40 representantes das regiões Extremo-Oeste, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Itajaí e Chapecó.

Aproximadamente 700 empreendimentos estão mapeados em SC e os dados estão sendo sistematizados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego para serem disponibilizadas informações como: produtos e serviços. A Pesquisa foi realizada em Santa Catarina pela UNOCHAPECÓ e pela FURB, com acompanhamento de uma Comissão Gestora Estadual (CGE).

No dia 23 a partir das 20 horas foi dada abertura à I Plenária Estadual de Economia Solidária que contou também com a presença do Sr. Roberto Alves Marinho. Nos dois dias e meio da Plenária participaram 52 representantes das regiões: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma/Tubarão, Florianópolis, Joinville, Lages e Extremo-Oeste, que debateram incansavelmente e deliberaram quais seriam as principais ações das Bandeiras Externas e Internas dos 5 Eixos: 1.Produção, Comercialização e Consumo; 2. Marco Legal; 3. Finanças Solidárias; 4. Formação; 5. Concepções sobre o FBES. Todo o processo se deu num clima acolhedor, regido pelos princípios democráticos, de liberdade e equidade, “Rumo à IV Plenária Nacional de Economia Solidária”.