Fonte: Rosangela Aguiar (roaguiar@terra.com.br)

O município de Iporá, na região oeste de Goiás, sediou a I Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar das Regiões do Médio Araguaia e Rio Vermelho, entre os dias 22 e 23. A feira deve reuniu mais de 100 empreendimentos de 20 municípios das duas regiões. A feira não teve apenas o caráter comercial, mas principalmente o objetivo foi disseminar esta forma de economia que busca o consumo e a produção conscientes e a preservação dos recursos naturais.

Além da exposição dos mais diversos produtos, como artesanato e alimentos produzidos pelos agricultores familiares das duas regiões, a feira, que acontece na Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Iporá, terá, também, a troca solidária por meio do Ecobanco, apresentações culturais, palestras e oficinas. A abertura oficial está prevista para às 19 horas no Salão São Paulo da Cruz, em Iporá.

Levantamento feito pelo Fórum Goiano de Economia Solidária identificou 2.401 empreendimentos da agricultura familiar e pequenos produtores nos 20 municípios das regiões do Médio Araguaia e Rio Vermelho. Durante os dias da feira, de 21 a 23 de novembro, o Ecobanco estará disponível para que os participantes possam realizar as trocas solidárias, utilizando a moeda social “Pequi”. No Ecobanco podem ser trocados objetos novos e usados, além dos produtos dos expositores.

Os organizadores da I Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar das Regiões do Médio Araguaia e Rio Vermelho montaram uma extensa programação, que inclui palestras – “Divulgar e difundir o programa de Economia Solidária. Como acontece? Como surgiu?”, “Entendendo custos, despesas e preços de vendas” e “Cooperativismo Solidário”; oficinas – “Micro-crédito – finanças solidárias”, “Dança – Hip-Hop” e “Teatro”; rodada de negócios, apresentações culturais e trocas solidárias.

Fonte: Rosangela Aguiar é assessora de imprensa do Fórum Goiano de Economia Solidária