Fonte: www.tvcanal13.com.br

O bairro São Vicente de Paula, situado na cidade de Parnaíba (345 km de Teresina), sediará o primeiro banco comunitário do Piauí, que será inaugurado em janeiro de 2008. Depois de meses de diálogos e encontros com lideranças comunitárias, a Aliança Mandu, projeto que atua no combate à pobreza através de ações que contemplam as juventudes das cidades do litoral piauiense, e a Associação de Moradores do São Vicente de Paula promovem, no dia 15 de novembro, uma eleição para a escolha do nome do banco e da moeda social.

A eleição será realizada das 8h às 17h em várias urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral/PI e todos os moradores do bairro parnaibano podem participar, votando em um dos nove nomes pré-selecionados.

O objetivo do banco é oferecer serviços financeiros solidários (microcrédito), disponibilizando recursos para a formação de pequenos empreendimentos que impulsionarão a riqueza gerada dentro da comunidade. A inspiração do projeto veio da experiência de sucesso da Associação de Moradores do Conjunto Palmeira, na cidade de Fortaleza, que em 1988 criou uma instituição financeira chamada Banco Palmas. Considerado referência em Economia Solidária no Brasil, o Palmas assessora a criação do banco comunitário de Parnaíba. A instituição piauiense fará parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que conta atualmente com 13 bancos situados em vários estados brasileiros. A Secretaria de Juventude e Esporte de Parnaíba apóia o projeto de Economia Solidária que pretende mudar a economia do bairro, gerando empregos e renda e aumentando o acesso a bens de consumo da população de baixa renda. Além de Parnaíba, as cidades litorâneas de Luís Correia e Cajueiro da Praia também receberão bancos comunitários.