Fonte: Fabíola Zerbini (fabiolazerbini@terra.com.br)

O FACES do Brasil – Plataforma de Articulação do Comércio Justo e Solidário no Brasil, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e com mais cinco entidades de coordenação regional, iniciou em 2007 um projeto direcionado a promover o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário, através de ações de difusão, de pesquisa e de articulação da base social em torno da sua construção e consolidação.

Nesta trajetória envolveu os trabalhadores e trabalhadoras de mais de 25 experiências de comercialização solidária, em oficinas, encontros formativos e visitas a campo, que proporcionaram momentos de troca e de construção coletiva sobre os desafios, potencialidades e caminhos de consolidação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário como estratégia concreta de enfrentamento dos desafios da comercialização dos produtos e serviços dos empreendimentos econômicos solidários brasileiros.

Tais resultados foram sistematizados regionalmente, e serão apresentados em Seminários Regionais, de forma a ampliar o diálogo e o debate sobre alternativas e estratégias de consolidação do Sistema Nacional de CJS em cada uma das cinco regiões brasileiras.

A participação em todos os seminários é livre e muito bem vinda. Para maiores informações, entrar em contato com o FACES (tel.: 11 32576103) ou diretamente com os Coordenadores Regionais.

Seminário Regional Sul

Chapecó/SC – 13 e 14 de novembro

Coordenação Regional: DESER (Ézio Gomes – ezio@deser.org.br)

Seminário Regional Sudeste

São Paulo/SP – 23 e 24 de novembro

Coordenação Regional: Instituto Kairós (Renata Pistelli – repistelli@uol.com.br)

Seminário Regional Centro Oeste

Nioaque/MS – 21 a 23 de novembro

Coordenação Regional: Rede Cerrado (Rosane Bastos – rosane-b@uol.com.br)

Seminário Regional Norte

Belém/PA, 28 a 30 de novembro

Coordenação Regional: FASE-Pará (João Correia – jcorrea@fase-pa.org.br)

Seminário Regional Nordeste

Natal/RN, 04 e 05 de dezembro

Coordenação Regional: Visão Mundial (Juliane Monteiro – juliane_monteiro@wvi.org