Fonte: www.adital.com.br

Como forma de dar continuidade ao ciclo de encontros regionais sobre economia solidária e comércio alternativo realizado em maio de 2006, em Assunção (Paraguai), organizações, redes e movimentos sociais de diferentes países da América do Sul promovem, entre os dias 14 e 17 de novembro, o Encontro de Economia Solidária “Outras economias acontecem no Sul”. O evento será realizado na cidade de Temuco, no sul do Chile.

As organizações pretendem repetir em 2007 as ações realizadas em Assunção, as quais possibilitaram aos participantes intercambiar aprendizados e refletir sobre os contextos nacionais e locais, além de dar respaldo internacional aos esforços locais e nacionais na construção de uma economia alternativa. Para isso, o evento neste ano vai contar com diferentes espaços como seminários, painéis, oficinas de formação e feiras de troca solidária.

O primeiro dia de encontro tem início com o seminário-oficina Economia Solidária e Comércio Justo, que terá como tema “Experiências Latino-americanas”. A noite do dia 14 será encerrada com apresentações culturais que pretendem reunir as delegações do encontro para que elas se apresentem umas às outras e mostrem uma manifestação cultural típica do seu país.

O ciclo de debates terá continuidade com o Seminário Latino-americano de Economia solidária e comercio justo, cujo tema será “Circuitos econômicos solidários: até a construção do setor solidário da economia”. Neste dia (15), será aberta também a Feira Solidária Latino-americana, onde camponeses e camponesas poderão expor seus produtos e fazer um intercâmbio de conhecimentos.

Ainda no segundo dia de evento (15) terá início o Encontro do Espaço Mercosul Solidário, instância que teve início em diversos eventos realizados no Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai. Na programação está prevista a realização de uma jornada programática do Espaço Mercosul Solidário e outra de avaliação sobre a instância.

Já as oficinas de formação terão uma programação variada e abordarão temas como Comércio Justo, Empreendimento em Economia Solidária, Formas de Produção e Fortalecimento de Redes de Economia Solidária. Durante as oficinas serão promovidos ainda debates sobre a Comercialização no Espaço Mercosul Solidário e Articulações de economia Solidária na América Latina.

As atividades do encontro ocorrerão em coordenação com as ações do Fórum sobre Soberania Alimentar e do Seminário Nacional “Políticas Públicas e Demandas Sociais relacionadas ao Bosque”, que será promovido nesta quarta (14), pela Rede de Proprietários de Bosque Nativo. Dentro da programação está prevista também a realização do Quinto Encontro Nacional de pequenos Proprietários de Bosque, que vai reunir organizações rurais, camponeses e membros da comunidade indígena que possuem bosque na região sul do Chile.

A idéia do evento é fortalecer vínculos entre pequenos proprietários de bosques visando a formação de uma organização nacional e promover perspectivas comuns de gestão política, social e de investigações vinculadas ao bosque nativo, sob a perspectiva de manuseio integral por pequenos proprietários.