Fonte: Davide Pompermaier (davide.br@gmail.com)

Entre os dias 22 e 23 de novembro acontecerá o Seminário Comércio justo e turismo responsável: oportunidades solidárias e sustentáveis para a Amazônia. Em um mundo cada dia mais interconectado, a sustentabilidade do desenvolvimento da região amazônica é um desafio complexo, de interesse comum, que requer uma visão integrada e interdisciplinar.

Na perspectiva de um mundo mais justo e solidário é de fundamental importância que os atores e beneficiários principais deste processo sejam as populações tradicionais e locais em geral.

Para garantir melhores condições de vida às populações amazônicas, que tradicionalmente tem seu sustento ligado aos recursos naturais, é estratégico melhorar as condições de produção e comercialização e introduzir fontes de renda alternativas e integrativas.

O comércio de bens e aquele de serviços turísticos são, em nível macro-econômico, duas faces do mesmo modelo de desenvolvimento. Comércio justo e turismo responsável são duas componentes da “família” da economia solidária, que compartilham visões e princípios.

O comércio justo propõe a construção de uma outra economia que deve ter como base os valores éticos e a afirmação de que podemos, sim, promover a justiça, a liberdade, o respeito e a cultura de solidariedade de forma a recolocar o ser humano no coração da economia, em contraposição ao modelo capitalista neoliberal, que trata os seres humanos e a natureza como mercadorias, ao colocá-los a seu serviço e a serviço do capital, sem se preocupar com as consequências ambientais e sociais dessas atitudes.

O turismo responsável de base comunitária se apresenta como uma oportunidade importante de atividade integrada a valorização de práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais e da promoção da interculturalidade.

As iniciativas de comércio justo e turismo responsável requerem, por definição, o envolvimento e a participação das populações locais nas dinâmicas do desenvolvimento econômico e social, promovendo assim a organização comunitária e fortalecendo os processos de descentralização e valorização do território.

O evento acontecerá das 8:00 às 18:00 no Auditório do Banco da Amazônia, Belém – Pará.

Inscrições e informações

Davide Pompermaier

(91) 8852-9176 / 3248-0366 davide.br@gmail.com

Paula Santa Rosa Soares

(91) 9185-1799 / 3236-2977 paulasoares46@yahoo.com.br

Cleidiane Paixão (91) 9622-5899 / 3236-2977 cleidefpaixao@hotmail.com