Fonte: Comissão Organizadora da Feira

O “Trem Solidário” já começa a preparar a saída das regionais de Minas Gerais rumo à IV Feira Mineira de Economia Solidária e Agricultura Familiar. É hora então de acertarmos os ponteiros! Os ônibus, vindos do interior, deverão estar em Belo Horizonte, impreterivelmente, até às 20 horas do dia 05/11/07 (segunda feira). Na chegada, em BH, os ônibus deverão passar primeiramente na Serraria Souza Pinto, para descarregarmos as mercadorias e acondicioná-las no local reservado para o estoque. Nós temos uma restrição de horário para descarregar os produtos, portanto, caso os ônibus cheguem após o horário limite é de responsabilidade da regional o local onde os produtos ficarão até ser possível descarregá-los. A Serraria Souza Pinto se localiza na Avenida Assis Chateaubriand, 809 Centro, Belo Horizonte – MG.

Haverá uma comissão que acompanhará o processo na Serraria e orientará os/as expositores/as. É de responsabilidade dos/as expositores/as descarregar os materiais e direcioná-los ao estoque obedecendo ao espaço reservado para cada regional (não teremos carregadores). Para não haver confusão é importante que os Empreendimentos sinalizem as caixas com o nome do empreendimento e a regional que ele está inserido. Lembramos que a comissão organizadora não se responsabiliza por perdas, danos ou extravios dos produtos ou objetos pessoais, seja durante a feira ou durante o deslocamento.

Após descarregar os materiais e acondicioná-los no estoque, o ônibus deverá se direcionar à Pousadinha Mineira. O endereço é: Pousadinha Mineira Rua Espírito Santo, 604 – Centro Belo Horizonte

Na Pousadinha Mineira haverá outra comitiva responsável pela recepção dos/as expositores/as. Após a acomodação das pessoas nos quartos, um delicioso lanche estará esperando por vocês! Será entregue aos/às expositores/as a programação do – evento e outros materiais. Cada representante inscrito deverá trazer roupa de cama, travesseiro e toalha, pois o hotel não disponibilizará.

A programação das atividades da Feira começa na manhã do dia 06/11. A Pousadinha fica a poucos quarteirões dos locais de exposição e formação.

A montagem dos estandes acontecerá no dia 07/11 – 4ª feira – das 19:00 às 22:00 horas – na Serraria Souza Pinto. Os/as expositores/as deverão retirar o seu material do estoque, colocá-los nos estandes e fazer a decoração. Cada regional é responsável pela decoração do seu estande. A comercialização começa no dia 08/11/07 – 5ª feira – às 10:00 horas.

Alimentação

A alimentação (café da manhã, almoço e jantar) será na Pousadinha Mineira nos dias 06 e 07/11. Nos dias de comercialização (08, 09, 10 e 11), o almoço, lanche da tarde e jantar serão servidos na Serraria Souza Pinto. Cada participante receberá um ticket por refeição, com exceção do café da manhã que será na Pousadinha, para quem estiver hospedado. Então serão 06 tickets de almoço e 05 tickets de jantar. Na chegada, dia 05/11, não será necessário o ticket.

Comercialização

Cada expositor receberá um avental que deverá ser devolvido no último dia da Feira. Para isso, os expositores deverão assinar um termo de responsabilidade. Caso o expositor não devolva o avental será cobrada uma quantia de R$25,00. Cada empreendimento será responsável pela comercialização no seu estande e pela movimentação do dinheiro. Não teremos caixa único. Os produtos que serão comercializados deverão possuir etiquetas. É importante que essas etiquetas contenham dados como: nome do grupo preço, procedência, data de fabricação, validade e outras informações que julgarem importantes. Cada regional ficará responsável por decorar o seu espaço de comercialização, com elementos que caracterizem suas regionais. Os estandes terão uma estrutura mínima, portanto, é aconselhável que os expositores tragam acessórios para exposição (cabides, araras, etc).

Regras Gerais para os/as expositores/as

Na Feira só poderão ser comercializados produtos produzidos por EES (não poderão ser comercializados produtos de empresas não solidárias ou de atravessadores). Os/as expositores/as não poderão fumar nos estandes.

Idade mínima de 18 anos para expositores/as.

Os/as expositores/as serão responsáveis pela organização e limpeza dos seus estandes.

Os grupos que tiverem material de divulgação, tais como folders, banners, cartazes, cartões de visita, dentre outros, deverão trazê-los para a IV Feira; Os/as expositores/as deverão participar dos eventos de formação e capacitação (seminários, palestras, debates, etc.);

A comissão organizadora não se responsabiliza por perdas, danos ou extravios dos produtos expostos ou dos objetos pessoais, seja durante a feira ou durante o deslocamento;

Os participantes deverão estar disponíveis para o evento da IV Feira do dia 06 ao dia 11 de novembro de 2007 (deslocamento para Belo Horizonte será no dia 05 de novembro de 2007).

Comissão Organizadora da IV Feira Mineira de Economia Solidária e Agricultura Familiar