Fonte: www.vitoria.es.gov.br

Com a estruturação de seis empreendimentos econômicos solidários, que garantem renda diretamente para 40 pessoas e 160 indiretamente, a comunidade de São Benedito (ES) inaugurou neste sábado, dia 27, a Escola de Economia Solidária e o telecentro Casa Vitória, com 10 computadores para uso gratuito da internet e cursos de informática livre. Com a inauguração da Casa Vitória, localizada na Rua Tenente Setúbal, 93, sobe para 13 o número de telecentros que oferecem acesso gratuito à internet e cursos gratuitos de informática livre.

A comunidade preparou uma programação cultural para o sábado, conhecida como “Festival dos Bens”. Às 16h20, haverá apresentação da peça teatral “Uma idéia que deu certo”, que retrata uma campanha educativa apresentada pelo grupo “Recuperlixo”.

Ainda no sábado, será comemorado o aniversário de dois anos do Banco Bem, banco comunitário que atende a demanda financeira de empreendedores locais, promovendo a educação e a capacitação da população da Poligonal 1 (São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Bonfim, Consolação e Gurigica).

Às 16h40, haverá o lançamento da CoopBem, cooperativa que envolve os seis empreendimentos do “Bem”. A intenção dessa sociedade é desempenhar, em benefício comum, a atividade econômica dos empreendimentos solidários.

O prédio da Escola de Economia Solidária, construído com recursos da Prefeitura de Vitória, destaca-se por ser feito com tijolos ecológicos, fruto do trabalho do “Bem Construir”, um dos seis empreendimentos populares autogeridos de São Benedito. Uma das características dos tijolos é a não emissão de gases poluentes, pois a técnica de fabricação não envolve a queima do material.

Os projetos “Bem Limpar”, “Bem Arte e Madeira” e “Bem Arte e Moda” irão expor trabalhos para os visitantes, enquanto que o “Bem Nutrir” ficará responsável pelos comes e bebes da festividade.

Para o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Eliézer Tavares, a Escola de Economia Solidária irá organizar melhor o setor. “Os empreendimentos populares autogeridos são a forma de a Prefeitura de Vitória lançar novos desafios, dentre esses, a necessidade da formação continuada no plano técnico, administrativo e político, com elementos fundamentais para a busca do equilíbrio entre o social e o econômico”, ressaltou Eliézer Tavares. O Festival dos Bens é apoiado pela Prefeitura de Vitória. (Flávia Fernandes)

Programação

Festival dos Bens

Praça do Bairro São Benedito

Das 16 às 19 horas

16h – Abertura

16h20 – Peça teatral “Uma idéia que deu certo” Campanha Educativa apresentada pelo coletivo Recurperlixo.

16h40 – Lançamento oficial do CoopBem.

17h – Apresentação oficial do Bem Maior, que é o Fórum de Desenvolvimento Comunitário da Poligonal 17h10 – Lançamento do primeiro fascículo da Fotonovela “Nossa Vida, Nosso Bem”.

17h25 – Lançamento da Campanha Educativa “Multiplique o Bem”, que passará a ser veiculada nas Rádio da Poligonal 1

17h35 – Apresentação Cultural

17h55 – Exibição do documentário sobre a Artidéias

18h15 – Apresentação Cultural

18h35 – Inauguração da sede do Bem Aprender, que é a Escola de Economia Solidária.

Entenda cada projeto do Bem

Banco BEM: banco comunitário de desenvolvimento que funciona como um sistema integrado de crédito, produção, comércio e consumo, promovendo o desenvolvimento local e buscando a melhoria da qualidade de vida na perspectiva da Economia Solidária. (3227-7235)

BEM Arte e Moda: produção de artesanato em geral. (3325-1735 / 9935-4970)

BEM Arte e Madeira: produção de jogos pedagógicos e artesanato em geral. (8806-1093)

BEM Nutrir: produção de salgados, doces, marmitas, coffee break e refeições para eventos. (9279-9267)

BEM Limpar: produção de produtos de limpeza e de vassoura de garrafa pet. (3215-5536)

BEM Construir: fabricação de tijolos ecológicos. (8112-9320)