Fonte: www.adital.com.br

A juventude do Mercosul se prepara para discutir, na 1ª edição do Fórum Social da Juventude do Mercosul, novas práticas de atuações junto à sociedade, que possam enfrentar toda e qualquer forma de discriminação ou exploração social na região. O evento será realizado na Praia de Canasvieiras (Florianópolis – Santa Catarina) entre os dias 1º e 4 de novembro.

Estudantes, jovens, movimentos sociais, acadêmicos, movimentos sindicais e organizações sociais dos países do Mercosul estão sendo chamados a resgatar as reflexões, organização, experiências, formas de debates e ações de transformação social construídas no Acampamento da Juventude do Fórum Social Mundial (FSM).

No primeiro dia do Fórum, os lutadores por um “Mundo Diferente e Mais Justo” participam da Caminhada das Bandeiras, para a qual está convidada toda a sociedade catarinense. A partir das 16 horas, todos devem chegar à concentração, no Trapiche, de onde saem para percorrer toda a praia de Canasvieiras. É um espaço para cada um manifestar suas posições sociais, políticas, culturais; expressar sua opinião sobre os governos, sobre os políticos e participar da integração cultural dos povos no evento.

Os organizadores convidam a população a “sonhar conosco e atuar concretamente na construção de “Um Outro Mundo Possível!”, mais justo socialmente, mais solidário, com mais ética, com a esperança renovada no que a sociedade possui de melhor: sua força coletiva!”

O Fórum da Juventude vai pautar sua discussão sobre cinco eixos temáticos principais: Educação e Cidadania, por uma educação democrática e que possa incluir os jovens e sociedade, por uma educação cidadã e de integração cultural e social; Ambiente e Mudanças Globais, pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade, pela manutenção da biodiversidade e vida no Planeta; Movimentos contra os preconceitos e a favor das diversidades, pela igualdade Racial e Social, respeito à Diversidade, eliminação de todas as formas de Discriminação e pela garantia dos Direitos Humanos no Brasil e Mercosul.

E ainda: Economia Solidária – Geração de Trabalho e Renda para a juventude, por outra economia e desenvolvimento sustentável: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável; e Integração Cultural e Comunicação Popular, por um fomento cultural de integração no Mercosul, pela construção de políticas públicas de valorização das diversidades culturais do Brasil e Mercosul. Por uma comunicação democrática e com interesse social e comunitário.

Quatro tendas e a Escola Básica Osmar Cunha abrigam a programação de palestras do Fórum. No segundo dia de evento, o debate sobre Educação e Inclusão Social começa às 9 horas na Tenda 1 – Espaço Paulo Freire, com os palestrantes: deputado estadual Sérgio Grando (PPSSC), senadora Ideli Salvatti (PTSC), Oroslinda Maria Taranto Goulart (Assessora Especial do Ministério da Educação do Brasil) e Maria Emilia.

À tarde, o tema Educação e Cidadania leva à mesa de debate o senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, Maria Sueli Periotto da LBV e o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta.

Ainda no dia 2 de novembro, são sobre Meio Ambiente e as Soluções Globais; Meio Ambiente e as Soluções Locais; Preconceito na Juventude: onde surge e como vencê-lo?; Os desafios da Juventude Negra e Indígena no Mercosul; Geração de Trabalho e Renda para a Juventude; Juventude e Experiências de Sucesso na Economia Solidária; A responsabilidade dos Meios de Comunicação na formação da juventude; e Acesso à Cultura e os Meios de Produção Cultural.

No dia 3, os debates começam com “Juventude no Parlamento”. À tarde, na Tenda 1, o tema é Políticas Públicas de Juventude nos Governos. As outras tendas e a Escola recebem ainda discussões sobre a juventude relacionada com: Movimento Sindical; os desafios no Meio Rural; os Movimentos Estudantis; os espaços de Participação Popular; o Trabalho; a Igualdade entre os Sexos e a Valorização da Mulher; a Globalização Cultural; e a Democratização dos Meios de Comunicação.

No último dia a Reforma Universitária é um dos principais assuntos em pauta. E também se debaterá a Bioética – visões da juventude sobre aborto e eutanásia; a maioridade penal; a comunicação alternativa e participação política e organização social no entendimento da juventude. Em seguida, haverá o encerramento Oficial do FSJM, com a manifestação das entidades participantes. Além das palestras, a programação inclui oficinas.