Fonte: www.adital.com.br

Começa hoje, dia 26, o I Fórum Internacional sobre Comércio Justo, em Atacama (Chile).O debate visa fortalecer alternativas ao comércio dominante, que promovam uma relação comercial respeitosa entre produtores e consumidores e que respeitem os direitos e a dignidade das pessoas.O Fórum Internacional é organizado pelos artesãos e artesãs da corporação Canto de Água e é também a sexta edição do Fórum Social de Atacama, que este ano decidiu discutir sobre comércio justo. Segundo os organizadores do evento, o comércio justo é promovido e praticado por milhões de pessoas solidárias em diversas partes do mundo e Atacama também tem que participar dessa discussão.

Discussões que serão divididas em três blocos temáticos: ideologias, com uma análise a respeito das ideologias imperantes e do mundo que se deseja construir, o papel do comércio justo dentro dessa construção e como ele pode beneficiar a sociedade; experiências, pessoas que têm exemplos de práticas de comércio justo e economia alternativa vão compartilhar seus conhecimentos e vivencias; e políticas, sobre como deve ser a atuação do Estado e da sociedade civil na construção de políticas de comércio justo.

No segundo dia do encontro, as reflexões, relatos, experiências, análises, elaborações ou propostas de participantes serão apresentadas. Também no dia 27 haverá a primeira exposição central sobre a “Ideologia do Comércio Justo”, com Ruben Tapia da Rede Latino-americana de Comércio Consciente (Relacc) e membro da Assembléia Constituinte do Equador; Begonia Mera, representantes de “Kidenda” Bilbao; e Andres Herrera, diretor nacional de desenvolvimento econômico World Visión Chile e membro do Conselho Assessor Presidencial de Igualdade.

Nas palestras paralelas, serão debatidos temas como A democratização do Estado: condição para o comércio justo, com Giuliano López da Revista Novo Socialismo; Valorizando o Desenho e o Artesanato na economia solidária, com Elena Alfaro do programa de artesanato do Centro de Desenho da Universidade Católica do Chile; O desafio de Exportar em redes de Comércio Justo, com Gerardo Wijnant, que é diretor da Cooperativa Comparte.

O sociólogo e presidente da corporação GAIA, Héctor Ramírez Lagos, estará presente na mesa de debate sobre: Comércio justo – Consumo consciente, uma alternativa para o Desenvolvimento Sustentável. Além dos debates com a presença de inúmeros especialistas, a programação do Fórum tem ainda um Vídeo Debate, que apresenta o filme “La Corporación”, sobre o impacto das empresas transnacionais. Após a exibição do filme, haverá um debate sobre o mesmo com o professor da Universidade de Atacama, Juan Astorga.

Como determina a carta de princípios de Fórum Social Mundial, na qual se baseia este Fórum chileno, a região de Atacama abriga um encontro aberto “para refletir e debater democraticamente, para apresentar propostas e trocar experiências, como também para ajudar a articular consensos e ações eficazes entre organizações, pessoas e movimentos da sociedade civil local, que tenham uma postura crítica frente à realidade e o tipo de sociedade que estamos vivendo”.