Fonte: Rosângela Aguiar (roaguiar@terra.com.br)

A equipe do Programa Trilhas do Brasil iniciou no dia 19 de outubro a campanha “Cerrado – Patrimônio Nacional! Abrace esta idéia!” com o objetivo de conseguir a aprovação da PEC 115/95 (proposta de emenda constitucional), que torna os biomas Cerrado e Caatinga patrimônios nacionais. A PEC, depois de 12 anos parada no Congresso Nacional será votada ainda este ano, graças às ações da Frente Parlamentar Ambientalista.

A equipe do Programa Trilhas do Brasil apóia esta ação e vai além, conclama a todos a enviar e-mails e cartas para os deputados federais e senadores de todos os partidos políticos pedindo a aprovação da PEC 115/95. O Cerrado e a Caatinga correm o sério risco de desaparecer em poucos anos.

A PEC, que tramita há mais de 12 anos no Congresso Nacional, corrige uma injustiça com estes importantes biomas, porque na época da elaboração da Constituição Federal, em 1988, apenas os biomas Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Zona Costeira foram considerados patrimônios nacionais, tendo garantidas ações para preservação e conservação.

O Cerrado tem cerca de dois milhões de quilômetros quadrados e é considerado um dos biomas mais antigos do planeta, além de ser o berço das águas em nosso país. O Cerrado cobre 1/3 do território nacional e estende-se por uma área contínua por 11 estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins. Mas hoje só restam menos de 30% do cerrado original e alguns estudiosos e especialistas, alertam que este importante bioma pode desaparecer em vinte anos.

“Cerrado – Patrimônio Nacional! Abrace esta idéia!”. Faça parte e vote em na enquête em nosso site – www.tvserradourada.tv.br/trilhasdobrasil.