Fonte: www.ibase.org.br

Dois dias de programação, um alerta sobre a pobreza e as desigualdades no Ceará, no Brasil e no mundo. No centro da discussão, a mulher. A Chamada Global para Ação Contra a Pobreza – Aliança pela Igualdade realiza, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, atividades no Teatro José de Alencar, em Fortaleza. Exposição fotográfica, show, filmes e mesas de debate estão previstos com o tema “A mulher e os desafios da emancipação”. Esse é o segundo dos três eventos previstos para discutir a relação entre pobreza, desigualdade e a questão de gênero na América Latina.

A programação tem início às 18h30 nos jardins do TJA, com o show de Gigi Castro e seus Heróis. Na sexta-feira, dia 18, a mesa de controvérsias “Política de corpo, corpo político” será realizada no Foyer do TJA, às 9h. A diretora do Instituto da Mulher Negra Geledés (SP), Suely Carneiro, é uma das conferencistas. A coordenadora do Festival Mix Brasil, Suzy Capo, e Alzira Nogueira, da Articulação de Mulheres Negras do Brasil, também compõem a mesa. Haverá também mostra de cinema.

Cerca de 70 trabalhadoras rurais e pescadoras do Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Região Norte, Litoral Oeste, Litoral Leste e Cariri participarão das atividades, abertas ao público. Integrantes e representantes de entidades e movimentos sociais brasileiros também são convidados(as). A programação é realizada pelo Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria; Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc) da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

Em novembro, a programação será em Lima, no Peru.

Chamada Global para Ação contra a Pobreza – Aliança pela Igualdade Tema: A Mulher e os Desafios da Emancipação Dias 17 e 18 de outubro, no Teatro José de Alencar, em Fortaleza Informações: (85) 3252 2410 www.chamadacontrapobreza.org.br