Fonte: Boletim PPDLES (www.ppdlesnacional.blogspot.com)

Comunidades rurais no Espírito Santo participaram de capacitação em gestão de empreendimentos e economia solidária, nos dias 21 e 22 de setembro. A oficina teve o objetivo de informar sobre os procedimentos necessários para a organização das rádios comunitárias que serão instaladas em 24 assentamentos da reforma agrária no Estado e no quilombo Linharinho, no município Conceição da Barra, onde foi realizado o evento.

A concessão das rádios integra o Projeto Ações Integradas da Eletronorte, que começou com a chegada do programa Luz para Todos nas comunidades. Além disso, o Projeto prevê instalação de maquinário para o beneficiamento de frutas, farinha e piscicultura, apoio ao cultivo de hortas, implantação de bibliotecas e de telecentros, numa parceria com diversos ministérios e com o Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES).

Durante a capacitação, o coordenador do PPDLES no Estado, Otniel de Aquino, falou sobre os princípios da economia solidária na gestão de empreendimentos. De acordo com ele, outras oficinas estão sendo preparadas. “Vamos falar sobre elaboração de projetos e estimular a organização coletiva dos moradores”, explica. A programação e o conteúdo a serem propagados pelas rádios foi o tema do palestrante José Nilton, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço).

O Projeto Ações Integradas da Eletronorte é desenvolvido em conjunto com os ministérios de Minas e Energia (MME), Trabalho e Emprego (MTE), Comunicações (MC), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).