Fonte: Autosustentável (autosustentavel@gmail.com)

A Ecosustentável, antiga Econsolidária, está cadastrando pessoas do Brasil inteiro que queiram construir sua casa e morar em um Condomínio Auto-Sustentável (CAS) através do site www.ecosustentavel.org.br. Os “CAS” são “empresas” que, ao invés de visarem lucro, visam a auto-sustentabilidade e a recuperação do meio ambiente. São uma espécie de mistura de kibutzim, ecovila, fazenda ecológica e condomínio; baseados na agroecologia (principalmente Permacultura e Agrofloresta) e administrados como uma empresa eficiente. Cada módulo de sustentabilidade (pomar, horta, geração de energia alternativa, reciclagem, etc) funciona como se fosse um departamento de uma fábrica. Têm plano de produção, alocação de custo, mão-de-obra, etc e o CAS (condomínio auto-sustentável) precisa ser administrado como uma fábrica, caso contrário, não funciona.

A administração é o ponto chave. Os itens de sobrevivência que os residentes consomem são produzidos dentro do próprio CAS; os custos são adicionados à taxa mensal do condomínio a qual pode ser paga pelo residente no mes seguinte com trabalho voluntário para o próprio CAS; cada minuto trabalhado em qualquer módulo é aplicado na amortização da taxa do condomínio do mes anterior e assim por diante; o residente pode trabalhar o tempo que quiser, antes ou depois de ir para o seu emprego, e o tempo trabalhado amortiza a taxa de condomínio. Se não quiser trabalhar, pode pagar a taxa de condomínio normalmente.

Os itens de sobrevivência são orgânicos, plantados com técnicas agroflorestais, com oligoelementos repostos, têm o custo 10 X mais baixo, pois não precisam de transporte, nem de atravessador, não são controlados pelo “mercado”, etc. São gerenciados pelos próprios residentes dos CAS. Por exemplo: o residente consome mangas como se tivesse uma mangueira plantada no quintal da própria casa = custo quase zero e qualidade alta devido aos cuidados agroecológicos. Os Condomínios Auto-Sustentáveis “empresariais”, se assim podemos chamar, ainda não existem no Brasil; nos EUA tem 5, dos quais visitei 4 durante o curso que realizei lá, onde morei por 5 anos. Na Austrália, onde foi “inventado”, baseado numa tese de doutorado, já existe mais de 20 funcionando.

A população tem recebido com muito entusiasmo e todos que têm a oportunidade de conhecer melhor o princípio de funcionamento cadastram-se para residir em um futuro CAS.

Na realidade, trata-se da instituição mais inteligente e mais avançada criada pelo ser humano em toda a sua história. Até o final de 2008 teremos em construção cerca de 7, espalhados pelo Brasil, para as pessoas cadastradas na nossa página www.ecosustentavel.org.br Na página também tem opção para agendamento de palestras e contato direto conosco.