Fonte: www.paranashop.com.br
Todo mundo sabe que vivemos hoje numa correria sem fim, que o dia teria que ter mais de 24 horas para conseguirmos fazer tudo o que temos de fazer. Falta tempo para tanta coisa importante, imagine se vai sobrar tempo para sentarmos à mesa e fazermos uma refeição com calma. Comemos na frente da televisão, do computador, ou, muitas vezes, nem paramos para almoçar, vai um sanduíche mesmo. Assim, vão ficando para trás os prazeres de antigamente como colher da horta os temperos para o preparo da refeição, as conversas à mesa com a família ou os amigos, o saborear de um cafezinho…
Para tentar recuperar esses prazeres e também ampliar o senso crítico das pessoas acerca dos alimentos que consomem, surgiu o movimento chamado Slow Food, uma associação de eco-gastronomia sem fins lucrativos. Essa associação acredita numa alimentação boa, limpa e justa, ou seja, prioriza a ingestão de produtos frescos, orgânicos, que não agridam o meio-ambiente em seu processo de produção e ainda, que os produtores recebam o pagamento justo pelos seus produtos. O Slow Food não é só o “comer devagar”, o que faz muita diferença, claro, mas é também defender e preservar tradições, culturas, meio-ambiente e saúde. Tudo isso feito por meio de uma só ação, tão gostosa: comer! Então, prepare-se! Se você não pode parar para ir à feira de orgânicos e preparar seu próprio almoço, procure restaurantes, mesmo que sejam sistema de buffet, que utilizem o mínimo possível de produtos enlatados, industrializados ou processados, que priorizem os produtores locais e os temperos, frutas e vegetais frescos e que ofereçam um ambiente agradável, arejado e limpo.
Em Curitiba uma boa opção é o Espaço TXAI, que trabalha com os princípios do Slow Food e do comércio justo. Mix de café, bar, restaurante e loja, o espaço oferece um ambiente simples e confortável, com horta de orgânicos e comércio de produtos artesanais de comunidades beneficiadas por organizações não governamentais. “Aqui, o cafezinho é servido na mesa, para que o cliente possa conversar após á refeição e não se sinta pressionado à levantar”, explica Monalisa Stefani, idealizadora do espaço. Além disso, o TXAI oferece aos clientes à possibilidade de visitas agendadas às propriedades rurais fornecedoras do restaurante, tudo com a intenção de ampliar a consciência do consumidor sobre quem produz o alimento, como produz e quais as dificuldades e qualidades do processo.
Quantas coisas podemos fazer para melhorar o mundo somente com uma única atitude!
Espaço TXAI – Av. Batel, 1440. (41) 3078-6044.