Fonte: Relato de Analine, integrante do FGEPS

A Marcha dos Sem é um momento de criarmos um ambiente de luta no Rio Grande do Sul e nos agregarmos as diversas campanhas de luta iniciadas pela CUT, Via Campesina e Cpers Sindicato. Precisamos denunciar o desmonte do Estado e mostrar para população que a Governadora trouxe o caos para o Rio Grande do Sul, com a precarização da educação e dos serviços públicos. A Marcha acontecerá no dia 23 de novembro, e para a CUT RS a marcha será uma ação preparatória para a Marcha Nacional da CUT de dezembro.

Em relação ao Governo Federal também estaremos pontuando questões importantes como a Reforma da Previdência e mudanças na política econômica. O Seminário que está sendo organizado pelas entidades sindicais ligadas ao serviço público no dia 25/09 poderá ser o ato de lançamento da Marcha dos Sem. A CUT ficou responsável por articular com os demais sindicatos a contribuição financeira de cada um para garantir a presença das companheiras e companheiros do interior do estado.

Encaminhamentos:

* Marcha dia 23.11

* Concentração TVE (indicativo) + pontos que representem o desmonte do Estado.

* Focos da Marcha: Desmonte do Estado e agregar as contribuições dos Movimentos Sociais. Portanto, agregar ao brieffing as considerações/reivindicações dos movimentos sociais para articular uma campanha unificada cuja 1ª ação de unidade seja a Marcha dos Sem.

* Equipes de Finanças: CUT e Federações.

* Equipe de mobilização: João, CMP, FGEPS, Batista, Pastorais Sociais, MTD, Via Campesina, MMM.