Fonte: www.adital.com.br

Começou no último dia 26 de setembo a I Feira Panamazônia de Economia Solidária, que acontece no Horto Florestal, na cidade de Rio Branco, Acre (Norte do Brasil). Com o tema “Povos da Amazônia – Alternativas para Economia Solidária e Sustentável”, até o dia 30/9 a Feira Panamazônia estará promovendo a economia solidária como estratégia para alcançar um desenvolvimento humano sustentável, por meio da integração dos povos e da divulgação dos produtos e serviços sustentáveis com base comunitária.

Um dos objetivos da Feira é fortalecer a organização coletiva em nível local, regional, nacional e internacional, assim como o Comércio Justo e o Consumo Consciente. Para isso, o evento vai contar com a participação de convidados locais e internacionais. Estarão na Feira representantes dos oito estados da Amazônia brasileira (Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima e Amazonas), além de representantes das redes nacionais e produtores de sete países vizinhos: Bolívia, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Chile e Uruguai.

Os trabalhos e as atividades desenvolvidas pelas populações locais estarão expostos nos 300 estandes previstos para a Feira, onde estarão disponíveis espaços para apresentação de artes plásticas, agricultura familiar, confecção, artesanato e culinária regional, agroindústria, produtos fitoterápicos, extrativismo, etnias indígenas, ribeirinhos e movelaria. Além da exposição e comercialização dos produtos, uma extensa programação deve ser contemplada nos cinco dias de Feira. O evento vai contar ainda com a realização de debates temáticos, rodadas de negócio, seminários e atividades culturais.