Fonte: imprensa@osasco.sp.gov.br

A Prefeitura de Osasco inaugura, no dia 27 de setembro, o Centro Público de Economia Popular e Solidária. O prédio fica na rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 70, e também vai abrigar a Incubadora de Empreendimentos Populares e um Centro de Inclusão Digital. O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, visa fortalecer e dar maior visibilidade aos projetos de economia solidária já desenvolvidos no município, com apoio da prefeitura. É também uma proposta inovadora na região, já que em todo o Estado existem apenas 3 iniciativas semelhantes. A inauguração acontece às 9 horas e contará com a presença do prefeito Emidio de Souza, além de representantes dos governos estadual e federal. Além disso, a secretaria promoverá, nos dias 27 e 28, o ciclo de debates “Política de Inclusão Social, Trabalho e Economia Solidária, conforme programação que segue.

Evento: Inauguração do Centro Público de Economia Popular e Solidária de Osasco

Data: 27/09, às 9 horas

Local: R. Dimitri Sensaud de Lavaud, 70

Programação do Ciclo de Debates

Dia 27/09, das 14 às 17 horas

Tema: A Economia Solidária e os Centros Públicos

Palestrante: Genauto França Filho, professor da Escola de Administração da UFBA

Debatedores: Ângela Schwengber (diretora de Geração, Emprego e Renda da Prefeitura de Santo André), Dione Manetti (diretor de Fomento da Senaes), Sandra Nishimura (coordenadora do Programa de Economia Solidária da Prefeitura de Londrina) e Paulo Lima (coordenador dos projetos de Inclusão Digital da Ritts).

Moderador: Luigi Verardo, membro da coordenação executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Associação Nacional dos Trabalhadores em Autogestão (Anteag).

Dia 28/09, das 9 às 12 horas

Tema: Lutas Populares e Autogestões no Município de Osasco

Palestrantes: José Ibrahim, líder sindical; Roque Aparecido da Silva, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco; Raimundo Nonato S. dos Santos, da cooperativa de produção de peças fundidas em alumínio; e Karen Ribeiro, piscóloga, pedagoga e mestre em psicologia social.

Moderadora: Irma Passoni, secretária executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS).

Dia 28/09, das 14 às 17 horas

Tema: A Economia Solidária e a Incubadoras Públicas de Empreendimentos Econômicos e Solidários

Palestrante: Marcio Pochmann, presidente do Ipea

Debatedores: Gonçalo Guimarães, coordenador do ITCP/UFRJ e Heliana Kátia Tavares Campos, secretária de articulação institucional do Ministério do Desenvolvimento Social.

Experiências: Paula Patrone, coordenadora da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Osasco; e Romeu Baptista Pereira de Lemos, coordenador da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Santo André.

Moderadora: Sandra Fae Praxedes, coordenadora do Programa de Economia Popular e Solidária da Prefeitura de Osasco.