Fonte: Por Marcia Reis

A União Brasileira de Mulheres e Petrobrás, através do Projeto Remar e entidades apoiadoras (Prefeitura Municipal de Santos, Observatório da Mulher, Fórum da Cidadania de Santos, Universidade Católica de Santos e Sindicato da Administração Portuária), trazem a Santos o Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Fábio José Bechara Sanchez – mestre em sociologia e Luigi Verardo – filósofo, mestre em educação, assessor de comunicação da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão e integrante da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para a abertura do seminário COOPERATIVISMO: NO CAMINHO DE UMA NOVA SOCIEDADE. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de setembro de 2007, entre 19h e 17h, na Universidade Católica de Santos (auditório 213).

O evento tem como enfoque apresentar os aspectos conceituais do cooperativismo e sua adequação à solução de parte dos graves problemas sociais brasileiros, como o desemprego, a desigualdade social, o esgarçamento social, a baixa produtividade sistêmica, além de garantir que as conclusões do mesmo sejam efetivadas.

A importância do cooperativismo para a localidade decorre do elevado desemprego e das desigualdades existentes. O desemprego medido em Santos nunca é inferior a 15% da PEA – População Economicamente Ativa. Por outro lado, Santos é a quinta melhor cidade do Brasil em PIB per capita e IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, mas tem à sua frente 1884 cidades com desigualdade social menor. Com a economia solidária uma outra economia transformadora acontece.